quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

SERMÃO PARA O ANO NOVO 2013

Resultado de imagem para deus é nosso refúgio e fortaleza

Deus é o nosso refúgio e fortaleza

Texto: Salmos 46:1a
Introdução

  • Como fizemos em 2011, assim também agora em 2012 a igreja indicou versos os quais foram colocados em votação pela congregação. 
  • Por motivos que somente Deus conhece, a maioria dos irmãos escolheu o verso de Salmos 46:1, que foi indicado por uma de nossas irmãs. 
  • Digo isso por causa do conteúdo do mesmo. O verso diz o seguinte: Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações — Salmos 46:1. 
  • Eu creio firmemente que as tribulações, apesar de muito reais e aflitivas, são realmente secundárias na mente do Salmista, com também acredito que devam ser em nossas mentes. 
  • O que deve ser primário em nossas mentes, e creio que essa foi a intenção da nossa irmã ao sugerir esse verso é que, independente das circunstâncias, nós precisamos nos concentrar em Deus. E por quê? Porque...

Deus é o nosso refúgio e fortaleza

Introdução

  • O Salmo 46 é, sobretudo, um salmo de consolação, onde o Salmista demonstra uma santa confiança em Deus, o SENHOR Todo Poderoso. 
  • O Salmo tem apenas dois personagens: Deus e o Salmista. Isso é uma prova que o autor não está, realmente, preocupado com outras pessoas ou seres. Sua atenção está voltada exclusivamente para Deus. 
  • No nosso texto em português existe a seguinte inserção antes do Salmo: 
Ao mestre de canto.

Dos filhos de Coré.

Em voz de soprano. Cântico.

  • Essas palavras não fazem parte do original, mas são inserções antigas para indicarem a forma, o modo, as vozes e os instrumentos que deveriam ser utilizados na execução do mesmo. 
  • No caso desse Salmo 46 encontramos a expressão “em voz de soprano”. Apesar dessa voz poder ser imitada por vozes masculinas a expressão hebraica usada é עֲלָמוֹת `alamoth — que indica: “moças ou mulheres jovens”. Ou seja, esse cântico era para ser cantado por vozes de soprano femininas. 
  • Alguém já disse que a ignorância é a mãe de muitas iniquidades e isso é verdadeiro quando lidamos com a proibição que vigorou por séculos na Igreja Romana onde as mulheres eram impedidas de louvar o Senhor através de cânticos públicos. 
  • A Igreja Romana inventou o canto chamado gregoriano — restrito exclusivamente aos homens, mas esse canto era monofônico. Quando se adotou o canto polifônico surgiu a necessidade de vozes mais finas — e para conseguir vozes finas com as de soprano feminino, castravam meninos para que não produzissem os hormônios      necessários para engrossar a voz e assim conseguiam produzir homens adultos com vozes finas como de mulheres. Esses infelizes eram chamados de “castrati” para honra e glória de Igreja de Roma. 
  • Uma leitura mais atenta da Bíblia — algo que raramente passa pela cabeça de um católico romano — teria impedido tamanho crime contra indefesos meninos e teria agraciado a igreja com a beleza natural do som das vozes femininas, como desejava, explicitamente, no Salmo 46 os filhos de Coré: eles queriam que esse salmo fosse cantado apenas por mulheres — menina e moças — por causa da sublimidade das verdades que estão declaradas no mesmo. 
Qual é o foco do Salmo 46? O foco é o refúgio e a proteção que Deus supre para Seu povo

I. A Confiança do Salmista Se Manifesta nos Múltiplos Nomes que Usa para Deus.

  • O Salmista chama Deus de: 
1.  אֱלֹהִים Elohiym —  é usada sete vezes. Trata-se de uma forma intensiva plural — para expressar a Grandeza de Deus — usada para designar o Deus da Criação como em Gênesis 1:1. Aparece nos versos: 
2. עֶלְיוֹן `Eleyon — Altíssimo. Foi o nome introduzido por Melquisedeque em Gênesis 14:19 — Abençoou ele a Abrão e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, que possui os céus e a terra. Esse é o Deus que possui ou é soberano sobre os céus e a terra. 
3.   יהוה צְבָאוֹת O ETERNO TSEBA`OT — o SENHOR dos Exércitos — é o Deus que se identifica com Seu povo. Vai adiante do Seu Povo e luta suas lutas. Deus não é um covarde como os senhores modernos das guerras que ficam a milhares de quilômetros dos conflitos em salas com ar condicionado enquanto rapazinhos são estraçalhados nas areias escaldantes dos desertos ou em montanhas que congelam tudo no inverno. 
4. אֱלֹהֵי יַעֲקֹב Elohey Ya`akob — o Deus de Jacó, ou seja, o Deus dos pecadores, o Deus compassivo, misericordioso e amoroso. 
5.   יהוה — O ETERNO — AQUELE QUE É HOJE, É ONTEM E É AMANHA!
   

  2. A Confiança do Salmista se Mostra Conclusiva na Afirmação.

  • Portanto, meus irmãos, em preparação par enfrentarmos todas as dificuldades de 2013 nós devemos afirmar, como o Salmista, COM TOTAL CONFIANÇA, o seguinte: Salmos 46:2—3 — 2 Portanto, não temeremos ainda que a terra se transtorne e os montes se abalem no seio dos mares; ainda que as águas tumultuem e espumejem e na sua fúria os montes se estremeçam. 
  •  Em seguida devemos voltar toda nossa atenção para Deus como qualificado acima e fazermos nossas as palavras do Salmista, quando diz: Salmos 46:10 — Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra.
II. Deus é Nosso Refúgio e Fortaleza

  • A expressão refúgio em português traduz o hebraico מַחֲסֶה machaceh — Deus não é apenas refúgio e abrigo da chuva, do temporal e do perigo, mas ele é também refúgio contra toda falsidade. E como tem falsidade nesse mundo em nossos dias. Para nos proteger de todos esses perigos nós precisamos nos apegar em Deus e em Sua Palavra que é a VERDADE. Quando comprometemos a VERDADE, por exemplo, sob pretensa alegação de que o amor deve prevalecer, colocamos em risco não apenas nossa própria vida, mas vida da nossa comunidade e tudo pode ser destruído rapidamente, pois não existe nada mais corrosivo que a mentira. Como diz o músico João Alexandre: VIVER DE MENTIRA SÓ FAZ BEM PRO INIMIGO. 
  • A pequena expressão עֹז `oz — traduz a poderosa expressão “fortaleza” em português. Em outras palavras, o Salmista está afirmado que Deus é nossa força e  poder. É de Deus que nos vem a força para encararmos as adversidades. Por isso Deus é chamado de nossa fortaleza.

Conclusão:

1. O Salmo 46 começa e termina com a mesma afirmação:

  • Deus é nosso REFÚGIO — Versos 1 e 11. 
2. O Salmista fala de um rio que alegra a morada de Deus em Salmos 46:4

  • Deus chama a si mesmo de Manancial de águas Vivas em Jeremias 2:13 — Porque dois males cometeu o meu povo: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas. 
  • O Deus Filho, prometido como o Messias de Israel, o Salvador da Humanidade é comparado a uma fonte de água em Zacarias 13:1 — Naquele dia, haverá uma fonte aberta para a casa de Davi e para os habitantes de Jerusalém, para remover o pecado e a impureza. 
  • O Espírito Santo é comparado a um rio em João 7:38 — Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. 
3. O profeta Ezequiel em seu capítulo 47:1—10 descreve um rio que corre por baixo do templo de Deus. Esse rio tem sua profundidade caracterizada da seguinte forma:

Pelos tornozelos — verso 3.

Pelos joelhos — verso 4.

Pela cintura — verso 4.

Não dava mais pé – verso 5.

4. Nessa última mensagem do ano 2012, queremos convidar todos a:

CONFIAR DE FORMA IRRESTRITA EM DEUS, POIS ELE É NOSSO REFÚGIO E FORTALEZA E SOCORRO BEM PRESENTE NA TRIBULAÇÃO.

MERGULHAR FUNDO NO RIO DE DEUS, INDO ATÉ O LOCAL ONDE NÃO DÁ MAIS PÉ, DE TAL MANEIRA QUE TENHAMOS QUE CONFIAR, EXCLUSIVAMENTE EM DEUS.

NOSSA SEGURANÇA PRECISA ESTAR CENTRA EM DEUS COMO NOS ENSINA O SALMISTA.

5. Vamos ter o ano de 2013 para aprender a praticar essa verdade. Que Deus tenha misericórdia de nós e nos ajude

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário