quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

AMAI-VOS UNS AOS OUTROS - ESTUDO 009 - JOÃO 13:34 - AMAI-VOS UNS AOS OUTROS - PARTE 2

Resultado de imagem para amai-vos uns aos outros


Esse artigo é parte da série "Amai-vos Uns aos Outros" e é muito recomendável que o leitor procure conhecer todos os aspectos dos mandamentos nos quais o Senhor nos ordena demonstrarmos amor uns pelos outros. No final do artigo você encontrará um link para o estudo posterior

Texto: João 13:34 e muitos outros.

Introdução.

• Perto do final de sua vida na terra Jesus ensinou este mandamento a seus discípulos, que estavam reunidos com ele no cenáculo para a celebração da páscoa judaica:

 João 13:34 – “Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros”.

• Este mandamento foi repetido mais uma vez naquela mesma noite quando Jesus disse:

 João 15:12 – “O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei”.

• Em quê, exatamente, consistia a “novidade” do mandamento dado por Jesus?

• Nos dias da Antiga Aliança Deus havia dado este mandamento:

 Levítico 19:18 – “Não te vingarás, nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o SENHOR”.

 Deuteronômio 10:17 – 19 – “Pois o SENHOR, vosso Deus, é o Deus dos deuses e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e temível, que não faz acepção de pessoas, nem aceita suborno; que faz justiça ao órfão e à viúva e ama o estrangeiro, dando-lhe pão e vestes. Amai, pois, o estrangeiro, porque fostes estrangeiros na terra do Egito”.

• Estes são os versículos que garantiam a necessidade de amar o próximo durante os dias da Antiga Aliança. Até mesmo os estrangeiros são contemplados.

• Como o mandamento dado por Jesus difere do mandamento dado na Antiga Aliança? Em que sentido este mandamento é novo?

• A novidade do mandamento de Jesus consiste no fato de que Ele disse: Novo mandamento vos dou...

QUE VOS AMEIS UNS AOS OUTROS ASSIM COMO EU VOS AMEI

I. Em que Sentido o Mandamento dado Por Jesus é Novo?

• No grego existem duas palavras que são traduzidas por “novo ou nova” em português.

 Καινός – kainós – 1. Com respeito à forma: algo feito recentemente, não usado ou não surrado. 2. Com respeito à substância: de um novo tipo, sem precedente, novo, recente, incomum ou desconhecido.

 νεός – neós – 1. Nascido recentemente. 2. Novo no sentido de fabricado recentemente.

• Neste caso de João 13:34 a expressão usada por Jesus foi o grego Καινός – kainós no sentido de algo sem precedente ou incomum.

II. Em Que Sentido o Mandamento de Jesus Era Sem Precedente ou Incomum?

• O que há de incomum no mandamento dado pelo Senhor é a expressão “assim como eu vos amei”.

• Diferente de todos os outros indivíduos que inspiraram a formação de movimentos religiosos, Jesus é o único que pode dizer estas palavras: “assim como eu vos amei”. Nosso Deus é nosso exemplo! Só na fé cristã que é uma fé de RELACIONAMENTO e não de práticas religiosas é que encontramos algo tão belo e maravilhoso.

• Desta maneira, Jesus estabeleceu o exemplo no qual nós podemos nos espelhar para amar uns aos outros.

• Como foi que Jesus nos amou?

A. Jesus nos Amou Quando se Despiu de Sua Glória para Se Tornar Semelhante a Nós.

• 2 Coríntios 8:9 – “Pois conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, se fez pobre por amor de vós, para que, pela sua pobreza, vos tornásseis ricos”.

• Filipenses 2:7 – 8 – “Antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.

• Hebreus 2:14 – 18 – “Visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, destes também ele, igualmente, participou, para que, por sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo, e livrasse todos que, pelo pavor da morte, estavam sujeitos à escravidão por toda a vida. Pois ele, evidentemente, não socorre anjos, mas socorre a descendência de Abraão. Por isso mesmo, convinha que, em todas as coisas, se tornasse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote nas coisas referentes a Deus e para fazer propiciação pelos pecados do povo. Pois, naquilo que ele mesmo sofreu, tendo sido tentado, é poderoso para socorrer os que são tentados”.

B. Jesus nos Amou Quando Veio para Servir em Vez de Ser Servido.

• Lucas 22:23 – 27 – “Então, começaram a indagar entre si quem seria, dentre eles, o que estava para fazer isto. Suscitaram também entre si uma discussão sobre qual deles parecia ser o maior. Mas Jesus lhes disse: Os reis dos povos dominam sobre eles, e os que exercem autoridade são chamados benfeitores. Mas vós não sois assim; pelo contrário, o maior entre vós seja como o menor; e aquele que dirige seja como o que serve. Pois qual é maior: quem está à mesa ou quem serve? Porventura, não é quem está à mesa? Pois, no meio de vós, eu sou como quem serve.

• Quando Jesus terminou de lavar os pés dos discípulos ele disse as seguintes palavras: João 13:12 – 17 – “Depois de lhes ter lavado os pés, tomou as vestes e, voltando à mesa, perguntou-lhes: Compreendeis o que vos fiz? Vós me chamais o Mestre e o Senhor e dizeis bem; porque eu o sou. Ora, se eu, sendo o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. Em verdade, em verdade vos digo que o servo não é maior do que seu senhor, nem o enviado, maior do que aquele que o enviou. Ora, se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as praticardes.

C. Jesus nos Amou Quando Entregou a Sua Própria Vida a Nosso Favor.

• Jesus disse em João 10:11 – “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas”.

• Quando Jesus deu Sua vida a nosso favor Ele não o fez nem por constrangimento nem por necessidade que Ele mesmo tivesse. Pelo contrário, Ele ofereceu sua vida EXPONTANEAMENTE – voluntária e sincera conforme João 10:17 – 18 - “Por isso, o Pai me ama, porque eu dou a minha vida para a reassumir. Ninguém a tira de mim; pelo contrário, eu espontaneamente a dou. Tenho autoridade para a entregar e também para reavê-la. Este mandato recebi de meu Pai.

• Jesus disse em João 15:13 – “Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos”.

Conclusão:

1. O que Jesus nos ensina quando se torna um como nós mesmos somos? Ele nos ensina que somos todos iguais. Ninguém é nem melhor nem pior do que ninguém.

2. O que Jesus nos ensina quando se cingiu com a uma toalha e lavou os pés dos discípulos? Ele nos ensinou que não existe nada mais importante do que dedicar a vida ao serviço dos irmãos.

3. O que Jesus nos ensina quando disse que: “Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos” - João 15:13? A resposta foi dada pelo próprio Apóstolo João quando disse: “1 João 3:16 – “Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos”.

• Amar uns aos outros não é algo opcional. Aqueles que acreditam em Jesus como Senhor e Salvador têm a obrigação de amar os irmãos. Não amar é desobedecer ao mandamento do Senhor Jesus. Constitui-se em pecado voluntário que tem graves conseqüências.

• Amar uns aos outros também não é algo automático. É algo que podemos ou não fazer, dependendo da nossa inclinação.

4. Quanta vergonha teremos que enfrentar no dia eterno por que nos recusamos “amar como Jesus nos mostrou que deveríamos ter amado”.

5. Meu medo é que alguns dos que aqui se encontram e que resistem de maneira tão acintosa obedecer o mandamento de “amar os irmãos”, se envolvendo com os irmãos, não sejam genuinamente nascidos novamente e estejam caminhando para ouvir do Senhor Jesus palavras duras tais como as que encontramos em

• Mateus 7:21 – “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus”.

6. A partir da semana que vem estaremos começando a analisar todos os versículos do Novo Testamento que têm implicações referentes ao mandamento de amar uns aos outros como Jesus nos amou.

Que o Deus de Misericórdia nos ajude a mudar de atitude no que diz respeito a amar os irmãos e que possamos já, a partir de amanhã, nos envolver mais com aqueles que o próprio Senhor achou por bem colocar junto conosco nesta comunidade.

OUTROS ESTUDOS ACERCA DA VIDA COMUM DOS SANTOS DE DEUS.

001 — O Custo do Discipulado =

002 — Uma Proposta de Vida =

003 e 004 — Comunhão e Interdependência =

005 — Os Dons espirituais e a Vida Comum =

006 — Discipulado =

007 — O Amor ao Próximo =

008 — Amai-vos uns aos outros — Parte 1 — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS

009 — Amai-vos uns aos outros — Parte 2 — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS

010 — Romanos 15:1—7 — Acolhei-vos Uns aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 3

011 — Romanos 16:16 — Saudai-vos Uns Aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 04

012 — 1 Coríntios 12:24—25 — Tande o Mesmo Cuidado Uns Para Com os Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 05

013 — Efésios 5:18-21 — Sujeitai-vos ou Submetei-vos Uns Aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 06

014 — Efésios 4:1—3 — Suportai-vos Uns Aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 07

015 — Tiago 5:16 — Confessai Vossos Pecados uns Aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 08

016 — Colossenses 3:12—13 — Perdoai uns Aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 09

017 — Romanos 14:13 — Não Julgueis Uns Aos Outros — Parte A — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 10A

018 — Romanos 14:13 — Não Julgueis Uns Aos Outros — Parte B — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 10B

019 — Tiago 4:11 — Não faleis Mal uns dos Outros — AMAI-VOS UNS AOS AOUTROS — Parte 11

020 — Tiago 5:9 — Não Vos Queixeis uns dos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 12

021 — Gálatas 5:14—15 — Não Vos Mordais nem Devoreis uns Aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 13

022 — Gálatas 5:25—26 — Não Provoqueis Uns aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 14

023 — Gálatas 5:25—26 — Não Invejeis Uns aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 15

024 — Colossenses 3:9—10 — Não Mintais uns aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 16

025 — Romanos 14:29 e 1 Tessalonicenses 5:11  — Edificar uns aos outros — AMAIVOS UNS AOS OUTROS — PARTE 17

026 — Colossenses 3:16  — Instruí-vos Mutuamente — AMAIVOS UNS AOS OUTROS — PARTE 18

027 — 1 Tessalonicense 5:1 e Hebreus 3:12—13  — Consolai-vos e Exortai-vos Uns aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — PARTE 19

028 — Romanos 15:14 e Colossenses 3:16 — Admoestai-vos ou Aconselhai-vos uns aos outros —  AMAI-VOS UNS AOS OUTROS – Parte 20 — SERMÃO 028

029 — Efésios 5:18—20 e Colossenses 3:16 — Falando entre vós com... — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS – Parte 21 — SERMÃO 029

030 — Gálatas 5:13—14 — Sede Servos Uns dos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS – Parte 22 — SERMÃO 030

031 — Gálatas 6:2 — Levai as Cargas Uns dos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS – Parte 23 — SERMÃO 031

032 — 1 Pedro 4:7—10 — Sede Mutuamente Hospitaleiros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS – Parte 24 — SERMÃO 032

033 — Efésios 4:31—32 — Sede Benignos Uns Para Com Os Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS – Parte 25 — SERMÃO 033

034 — Tiago 5:16 — Orai Uns Pelos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS – Parte 26 — SERMÃO 034

Que Deus Abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis 

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário