domingo, 2 de dezembro de 2012

ENCONTROS DE PODER - 003 — LÍDER DE UM PRINCIPADO, REINADO OU MAGISTRADO - ἀρχῆ — archê



Resultado de imagem para AUTORIDADE

Atenção esse artigo é parte de uma série onde pretendemos tratar dos alegados encontros de poder e de curas maravilhosas que nos são apresentadas todos os dias pelos pastores midiáticos. No final de cada estudo você encontrará links para outros estudos.

II. OS PODERES — PARTE 1

ἀρχῆ archê — líder de um principado, reinado ou magistrado
 
ἄρχων árchon — alguém que ocupa uma posição de autoridade

Para efeito desse nosso estudo as duas expressões ἀρχῆ arché e ἄρχων árchon serão estudadas juntas pelo fato da primeira expressão sempre impor o significado da segunda no Novo Testamento, conforme podemos ver nos versos a seguir. O uso normal desses termos denota arranjos que envolvem SERES HUMANOS:

  • Lucas 12:11 — Quando vos levarem às sinagogas e perante os governadores e as autoridades, não vos preocupeis quanto ao modo por que respondereis, nem quanto às coisas que tiverdes de falar. 
  • Romanos 8:38 — Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes. 
  • 1 Coríntios 15:24 — E, então, virá o fim, quando ele entregar o reino ao Deus e Pai, quando houver destruído todo principado, bem como toda potestade e poder. 
  • Efésios 1:21 — Acima de todo principado, e potestade, e poder, e domínio, e de todo nome que se possa referir, não só no presente século, mas também no vindouro. 
  • Efésios 3:10 — Para que, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida, agora, dos principados e potestades nos lugares celestiais. 
  • Efésios 6:12 — Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. 
  • Colossenses 1:16 — Pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. 
  • Colossenses 2:10 — Também, nele, estais aperfeiçoados. Ele é o cabeça de todo principado e potestade. 
  • Colossenses 2:15 — E, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz. 
  • Tito 3:1 — Lembra-lhes que se sujeitem aos que governam, às autoridades; sejam obedientes, estejam prontos para toda boa obra. 
Outras duas passagens denotam o “cargo” ocupado por alguém:

  • Lucas 20:10 — Observando-o, subornaram emissários que se fingiam de justos para verem se o apanhavam em alguma palavra, a fim de entregá-lo à jurisdição e à autoridade do governador. 
  • Judas 6 — E a anjos, os que não guardaram o seu estado original, mas abandonaram o seu próprio domicílio, ele tem guardado sob trevas, em algemas eternas, para o juízo do grande Dia.
Observando todas as passagens acima podemos confirmar o que falamos no início: a expressão ἄρχων árchondenota alguém que ocupa uma posição de autoridade ou governo e, com exceção de Daniel capítulos 10 e 12 e Judas verso 6, a mesma é utilizada, exclusivamente, para designar seres humanos que receberam algum de tipo incumbência administrativa ou de poder.

ἀρχῆ archê — líder de um principado, reinado ou magistrado é um termo mais abstrato para se referir ao poder. Trata-se de um uso mais psicológico para indicar a institucionalização ou a continuidade de um determinado poder através de uma posição ou cargo oficial. Em certas situações, ocasionalmente — como é o caso do uso feito pelo Novo Testamento — o uso de ἄρχων árchon — alguém que ocupa uma posição de autoridade se parece com o de ἀρχῆ arché. E mais adiante é nossa intenção mostrar que estes dois termos também foram usados para designar forças espirituais do mal.
A raiz ἀρχ arch — é usada apenas em palavras que denotam alguma forma de organização de poder no mundo helenista. A mesma era usada em palavras compostas para descrever, praticamente, qualquer posição de autoridade. Como exemplo podemos citar:

  • ἀρχιδεσμοφύλακος archidesmofílakos — carcereiro mor. 
  • ἀρχιγραμματεὺς archigrammateùs — escrivão mor. 

Outras vezes encontramos a expressão  ἀρχ arch — associada a um local como uma corte de justiça ou à prefeitura de uma cidade.

O massivo dicionário de Liddell-Scott-Jones-McKenzie[1] apresenta uma lista com mais de 200 títulos ou posições de poder, todas começando com o prefixo ἀρχ arch. Outra quantidade, também massiva de palavras, usa a mesma expressão como sufixo.

O uso normal dessas expressões fazia referência tanto às estruturas políticas, religiosas, financeiras, etc., quanto aos funcionários que trabalhavam nas mesmas e com os quais as pessoas tinham que lidar no dia-a-dia.

A influência helenista era tão imensa que mesmo na palestina judaica o governador do distrito de Jerusalém sob o governo de Antíoco IV Epifânio, era chamado de μεριδάρχην meridárchen — ver 1 Macabeus 10:65. O próprio Herodes, o Grande, dividiu seu reino entre seus filhos os quais eram chamados de τετρααρχοῦντος — tetraarchoûntos — tetrarca.

Não temos porque duvidar que Jesus e seus discípulos tinham bastante familiaridade com esses títulos, mesmo em suas formas gregas. Dizemos isso por causa das palavras cheias de sarcasmo proferidas por Jesus e registradas em Marcos 10:42 e Mateus 11:8 — os que exercem autoridade são os mesmos que habitam em palácios!

O fato que quase todos os usos das expressões ἀρχῆ archê — principados e ἄρχων árchonalguém em posição de autoridade que encontramos nos registros existentes antes da era cristã fazerem referências ao papel representado por algum ser humano no exercício de algum ofício deveria servir como um chamado de atenção para não usarmos esses termos como se, no Novo Testamento, os mesmos se referissem sempre a poderes demoníacos.

É curioso notarmos que nem Paulo ou qualquer outro autor do Novo Testamento se sente forçado a nos explicar o sentido em que utiliza tais termos. Cada autor de comentário que seja qualificado de fato para julgar tais usos no grego concorda com o seguinte: os autores bíblicos assumem um conteúdo para esses termos que é familiar aos leitores como parte das crenças que compunham o background da época. Tais crenças eram aceitas, de forma, praticamente universal.

É dentro desse universo da linguagem que as expressões ἀρχῆ archê — principados e ἄρχων árchonalguém em posição de autoridade são, de modo ocasional, usadas para designar poderes espirituais bons e maus. Originalmente, como mencionamos acima, esses termos eram usados para indicar seres humanos em posições de autoridades. Daí a transição para representar forças demoníacas parece algo natural na história dos acontecimentos. Como sabemos a concepção que os antigos tinham do κόσμος kósmos — mundo, não era de um planeta físico girando através de um espaço ao redor de um reator atômico chamado “sol”. Pelo contrário, eles entendiam que existiam uma unidade ou continuidade ininterrupta entre o céu e a terra onde seres espirituais se sentiam tão confortáveis em nosso planeta como os próprios seres humanos. Por esse motivo, não existe nenhum padrão distintivo no uso desses termos seja para seres humanos ou espirituais, com a exceção preponderante que os mesmos são usados, na maior parte das vezes, para se referir a seres humanos. O fato é que a linguagem do Novo Testamento é tão rica e complexa que torna impossível reduzir o uso desses termos a uma condição apenas. O que precisamos é de uma estrutura de interpretação que nos permita fazer justiça a essa forma “livre” utilizada pelos antigos que lhes permitia uma hora usar esses termos para se referir a seres humanos, outra hora para se referir a seres celestiais e em outros momentos, ainda, a estruturas de poder. E tudo isso sem a necessidade, em nenhum momento, de indicar, com clareza, o que eles estavam querendo realmente dizer.

No próximo estudo vamos analisar o uso da expressão ἐξουσίαexousía — autoridade.

LISTAS DOS ESTUDOS DE ENCONTROS DE PODER

001 — Introdução =

002 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = Expressões Diversas

003 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἀρχῆ — arché e ἄρχων — árchon.

004 – A linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἐξουσίαις – exousías – potestades, autoridades.

005 – A linguagem de “Poder” no Novo Testamento = δυνάμεις — dunámeis — poderes.

006 – A linguagem de “Poder” no Novo Testamento = Θρόνοι— thrónoi — tronos.

007 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = κυριοτῆς — kuriotês — domínio.

008 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ὀνόματι — onómati — nome.

009 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἄγγελοs — ággelos — anjo.

010 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = δαιμονίον — daimoníon — demônioπνεῦμα τὸ πονηρὸν — pneûma tò poniròn — espírito malignoἀγγέλους τε τοὺς μὴ τηρήσαντας τὴν ἑαυτῶν ἀρχὴν— angélous te toùs me terèsantas tèn eautôn archèn — anjos, os que não guardaram o seu estado original ou anjos caídos.

011 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἀγγέλους  τῶν ἐθνῶν — angélous tôn ethnôn — anjos das nações.

012 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἀγγέλους  τῶν ἐθνῶν — angélous tôn ethnôn — anjos das nações — Parte 2.

013 — A Linguagem de “Poder” no Novo Testamento = ἀγγέλους  τῶν ἐθνῶν — angélous tôn ethnôn — anjos das nações — Parte 3 — Final.

014 — A Evidência do Novo Testamento – Parte 1 — Introdução

015 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 2 — As Passagens Disputadas — 1 Coríntios 2:6—8 — Parte 1

016 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 3 — As Passagens Disputadas — 1 Coríntios 2:6—8 — Parte 2

017 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 3 — As Passagens Disputadas — Romanos 13:1—3

018 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 4 — As Passagens Disputadas — Romanos 8:31—39

019 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 5 — As Passagens Disputadas — 1 Coríntios 15:24—27a — PARTE 1

020 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 6 — As Passagens Disputadas — 1 Coríntios 15:24—27a — PARTE 2

021 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 7 — As Passagens Disputadas — Colossenses 3:13—15 — PARTE 1

022 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 8 — As Passagens Disputadas — Colossenses 3:13—15 — PARTE 2

023 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 9 — As Passagens Disputadas — Efésios 1:20—23 — AS REGIÕES CELESTIAIS — PARTE 1

024 — A Evidência do Novo Testamento — Parte 10 — As Passagens Disputadas — Efésios 1:20—23 — AS REGIÕES CELESTIAIS — PARTE 2

025 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 11 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 3

026 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 12 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 4

027 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 13 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 5

028 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 14 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 6

029 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 15 — As Passagens Disputadas — EFÉSIOS 1:20—23 — PARTE 7 — A DESTRUIÇÃO DA MORTE E DE SEUS ALIADOS

030 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 16 — As Passagens Disputadas — COLOSSENSES 1:16 — A CRIAÇÃO DE TODAS AS COISAS POR MEIO DE E PARA O PRÓPRIO CRISTO

031 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 16 — As Passagens Disputadas — COLOSSENSES 1:16 — TENTANDO DEFINIR OS PODERES

032 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 16 — As Passagens Disputadas — COLOSSENSES 1:16 — TENTANDO DEFINIR OS PODERES —PARTE 002

033 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 17 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 001

034 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 18 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 002

035 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 19 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 003

036 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 20 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 004

037 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 21 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 005

038 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 22 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 006

039 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 23 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 007

040 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 24 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 008

041 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 25 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 009

042 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 26 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 010

043 — A Evidência do Novo Testamento — PARTE 27 — As Passagens Disputadas — OS ELEMENTOS DO UNIVERSO — PARTE 011 — O PRÍNCIPE DA POTESTADE DO AR
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2017/02/encontros-de-poder-043-evidencia-do.html

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.



[1] Liddell, Henry George, Scott, Robert, Jones, Henry Stuart and McKenzie, Roderick, editors. A Greek–English Lexicon. Clarendon Press, Oxford, 1869.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário