sábado, 29 de dezembro de 2012

APOCALIPSE 12: INTRODUÇÃO: LITERATURA APOCALÍPTICA E O CONCEITO DE QUIASMO - ESTUDO 001



ESTE ESTUDO É PARTE DE UMA SÉRIE DE ESTUDOS APRESENTADOS EM NOSSA IGREJA ATENDENDO À SOLICITAÇÃO DE UM DOS NOSSOS MEMBROS ACERCA DE “QUEM” PODERIA SER A MULHER MENCIONADA EM APOCALIPSE 12:1? NO FINAL DESSE ESTUDO VOCÊ ENCONTRARÁ OS LINKS PARA OS OUTROS ESTUDOS DESSA SÉRIE.

I. Os Gêneros ou Formas Literárias que Temos no Novo Testamento

No Novo Testamento nós vamos encontrar vários gêneros ou formas literárias. Entre essas estão:

  • Os Evangelhos que são uma narrativa biográfica de Jesus, mas que não devem ser confundidas com nenhum tipo de biografia que conhecemos. Eles são, nesse aspecto, exclusivos. 
  • O Livro de Atos dos Apóstolos é um material compatível com um livro de história e é assim que deve ser tratado: como material histórico. 
  • As epístolas enviadas a alguma igreja ou indivíduos compõem um corpo de material bem definido. As mesmas não são simples cartas e sim “Epístolas”, ou seja, material produzido por um apóstolo ou alguém com autoridade apostólica para edificar o povo de Deus de todas as épocas. 
  • Por fim temos o Apocalipse que também é um gênero literário distinto, em si mesmo, e parte de um corpo que chamamos de Literatura Apocalíptica. 
II. Literatura Apocalíptica

O livro que chamamos de Ἀποκάλυψις Apocálipsis — Apocalipse ou Revelação é considerado como fazendo parte desse último corpo que acabamos de mencionar: Literatura Apocalíptica. A expressão Ἀποκάλυψις Apocálipsis — Apocalipse ou Revelação é usada para indicar um gênero que é derivado, diretamente de Apocalipse 1:1. Nesse verso a mesma é utilizada para designar a revelação sobrenatural de coisa que devem acontecer em breve.
Nas discussões contemporâneas o termo “Literatura Apocalíltica” é usado da seguinte maneira:
Literatura Apocalíptica — Classificação que é dada a um corpo literário que registra um tipo de pensamento que floresceu no judaísmo após o profeta Malaquias, e até os dias do Cristianismo primitivo — de 165 a.C. — 120 d.C. Esse corpo literário foi produzido, com o fim de fornecer uma descrição de certos eventos futuros, que iriam culminar com a destruição do domínio do mal no mundo, de forma abrupta. Esta destruição é referida em alguns livros apocalípticos como absoluta, com o holocausto de tudo o que existe – ver, por exemplo:

2 Pedro 3:10—13

10 Virá, entretanto, como ladrão, o Dia do Senhor, no qual os céus passarão com estrepitoso estrondo, e os elementos se desfarão abrasados; também a terra e as obras que nela existem serão atingidas.

11 Visto que todas essas coisas hão de ser assim desfeitas, deveis ser tais como os que vivem em santo procedimento e piedade,

12 esperando e apressando a vinda do Dia de Deus, por causa do qual os céus, incendiados, serão desfeitos, e os elementos abrasados se derreterão.

13 Nós, porém, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça.


“Outros preferem ver esse processo de destruição como uma grande purificação, por meio do fogo, e que seria seguida por uma era áurea onde os justos ressuscitados viveriam sobre a Terra, mas essa posição é mais difícil de ser sustentada”.

III. Apocalipse 12:1—18 como um “Quiasmo”[1] na Narrativa do Apocalipse

A expressão quiasmo em português é uma transliteração da palavra grega “chiasmus” e foi assim chamada por causa da forma da letra “chi” — Χ — do alfabeto grego, que se parece muito com o nosso X. O quiasmo permitia organizar internamente o material de algum documento, uma vez que naqueles dias não se usavam parágrafos e o texto era corrido, sem divisões nem acentuação e sem usar letras maiúsculas, para economizar espaço e tempo de produção. Como a maioria das pessoas daqueles dias da Antiguidade era analfabeta, elas dependiam de apresentações orais de qualquer material escrito. É por causa dos ouvintes que o quiasmo foi criado, pois ele possibilitava:

  • Dicas verbais usadas para indicar o início e o término de uma determinada passagem. 
  • Sinalizar algum tipo de ênfase. 
  • Definir a argumentação em pauta. 
O quiasmo era utilizado para organizar a sequência das palavras ou ideias em uma sentença, em um parágrafo ou até mesmo em um livro inteiro. Dois elementos eram críticos na utilização do mesmo: inversão e equilíbrio. Um quiasmo simples pode ser visto, por exemplo, nas palavras de Jesus que encontramos em

Marcos 2:27

E acrescentou: O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.

Quando a inversão tem um elemento central, o clímax do quiasmo ocorre exatamente nesse ponto. Daí porque a letra “chi” — Χ — é perfeita para essa representação. Ela aponta o “X” do problema, que é uma expressão em português adaptada do conceito de quiasmo.

Letra CHI


Modelo de Quiamos


O Capítulo 12 de Apocalipse é inserido, em forma de quiasmo nesse ponto do texto, e é o modelo perfeito de todos os quiasmos que encontramos nesse livro, que está repleto deles. Muitos, comentaristas, de fato, consideram Apocalipse 12 com o centro do Livro do Apocalipse, porque como afirma o escritor D. H. Lawrence: o mesmo retrata o nascimento do Messias. Apesar desse capítulo — 12 — se encontrar próximo do meio do Livro do Apocalipse o mesmo nos remete para o início da narrativa contida nos quatro Evangelhos.

OUTROS ESTUDOS EM APOCALIPSE 12

OUTROS ESTUDOS EM APOCALIPSE 12

001 — INTRODUÇÃO – Literatura Apocalíptica e o Conceito de Quiasmo

002 — INTRODUÇÃO – Tema Central e Significado Perene

003 — APOCALIPSE 12:1A — VIU-SE UM GRANDE SINAL NO CÉU — UMA MULHER — PARTE 1 

004 — APOCALIPSE 12:1B — VIU-SE UM GRANDE SINAL NO CÉU  — UMA MULHER  — PARTE 2

005 — APOCALIPSE 12:2—3 — A MULHER E O DRAGÃO — PARTE 1

006 — APOCALIPSE 12:3 — A MULHER E O DRAGÃO — PARTE 2

007 — APOCALIPSE 12:4 — A MULHER E O DRAGÃO — PARTE 3

008 — APOCALIPSE 12:5 — A MULHER E O FILHO QUE ELA DEU À LUZ

009 — APOCALIPSE 12:6 — A FUGA DA MULHER E A PROVISÃO DIVINA

010 — APOCALIPSE 12:7 — A PELEJA NO CÉU — PARTE 1

011 — APOCALIPSE 12:8 — A PELEJA NO CÉU — PARTE 2

012 — APOCALIPSE 12:9 — O DRAGÃO, A ANTIGA SERPENTE, SATANÁS E O DIABO

013 — APOCALIPSE 12:10 — O DRAGÃO FOI EXPULSO DO CÉU

014 — APOCALIPSE 12:11 — VENCEDORES POR CAUSA DO SANGUE DO CORDEIRO E PORQUE NÃO AMARAM MAIS APRÓPRIA VIDA

015 — APOCALIPSE 12:12 — FESTA NOS CÉUS E DORES NA TERRA

016 — APOCALIPSE 12:13 — O DRAÇÃO FOI ATIRADO PARA A TERRA

017 — APOCALIPSES 12:14 — A MULHER FOGE PARA O DESERTO

018 — APOCALIPSES 12:15—18 — O DRAGÃO DESISTE DA MULHER E VAI PERSEGUIR O RESTANTE DO POVO DE DEUS — FINAL
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2014/05/apocalipse-121517-o-dragao-persegue-o.html

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.


[1] Artifício estrutural de escrita muito utilizado em diversos gêneros literários, inclusive na literatura bíblica. Trata-se de uma quebra na narrativa com a inclusão de algum material que abandona a narrativa em determinado ponto para retomá-la, outra vez, em algum ponto mais adiante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário