quarta-feira, 10 de outubro de 2012

AMAI-VOS UNS AOS OUTROS - ESTUDO 007 - 1 PEDRO 1:22-23:- DISCIPULADO E AMOR FRATERNAL


Resultado de imagem para discipulado e amor fraternal

Esse artigo é parte da série "Amai-vos Uns aos Outros" e é muito recomendável que o leitor procure conhecer todos os aspectos dos mandamentos nos quais o Senhor nos ordena demonstrarmos amor uns pelos outros. No final do artigo você encontrará um link para o estudo posterior

Texto: 1 Pedro 1:22 – 23

Introdução.

• Para nos ajudar a entender melhor como o discipulado se relaciona com a vida comum dos santos de Deus é importante reafirmamos as seguintes verdades:

 Porque estamos “em Cristo” estamos indelevelmente ligados uns aos outros. Se estamos ligados uns aos outros, isto quer dizer então, que:

 Somos como os órgãos do corpo humano ou como blocos em uma construção.

 Dependemos uns dos outros se queremos alcançar aquilo que Deus deseja para nós. Quanto antes aprendermos e praticarmos esta verdade melhor para nós como indivíduos e melhor ainda para o Corpo de Cristo que é a Igreja.

 Cada cristão precisa da ajuda e do amor capacitadores de outros cristãos para desenvolver os padrões de uma vida de imitação do Senhor Jesus.

 É a responsabilidade individual de cada cristão dar-se a si mesmo, seu amor e seus talentos aos outros cristãos de tal maneira que todos possamos alcançar a estatura de Cristo.

 Além do mais temos um mandamento específico da parte do Senhor Jesus de que devemos nos amar uns aos outros da mesma maneira como Ele mesmo, Jesus, nos amou: “Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros – ver João 13:34 – 35”.

• Por sermos humanos e termos um coração tão propenso à evasão – ver Jeremias 17:9: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” – é fundamental entendermos o quê, exatamente, Jesus queria dizer quando nos deu o mandamento citado acima.

• Um dia Jesus foi confrontado por uma pergunta feita por um intérprete da Lei que, querendo desculpar-se a si mesmo, disse: “Quem é o meu próximo?” – ver Lucas 10:29. Como resposta Jesus contou a parábola do Bom Samaritano – ver Lucas 10:30 – 35 - e no final devolveu a pergunta para o intérprete da Lei dizendo: “Qual destes três te parece ter sido o próximo do homem que caiu nas mãos dos salteadores?”

• Muitos de nós temos a tendência de tentar nos desculpar como aquele intérprete da Lei alegando que “não sabemos o que Jesus queria dizer” ou “que não sabemos de que maneiras ou formas podemos expressar este amor”.

• Visando acabar com nossa “ignorância” e liquidar de vez com estas desculpas esfarrapadas vamos falar de...

COMO O DISCIPULADO SE REALCIONA COM A VIDA COMUM DOS SANTOS DE DEUS

Introdução

• Já temos enfatizado bastante nesta série que um dos aspectos essenciais da vida de discipulado verdadeiro consiste no envolvimento de cada cristão na vida da comunidade local a que ele pertence.

• Também já falamos de como a comunidade local oferece muitas e variadas oportunidades para uma pessoa:

 Ser edificada.

 Usar seus talentos para edificar os outros.

• Este envolvimento com os irmãos demonstra o exato nível de envolvimento que uma pessoa tem com Deus. Ou seja, quanto mais envolvido com Deus mais me envolverei com os irmãos e com a vida comunitária. A recíproca negativa é também verdadeira: Quanto menos me envolvo com Deus menos quero me envolver com os irmãos e com a vida comunitária.

• Para ilustrar isto que estamos dizendo, vamos pegar o aspecto do “amor”. A maioria das pessoas seja nesta comunidade ou em qualquer outra, se forem perguntadas: “Você ama a Deus?” Respondem que sim. “Eu amo a Deus”. Mas será que amamos mesmo, de verdade? Ou estamos apenas nos enganando a nós mesmos? Só existe uma maneira de provar que amamos a Deus de Verdade. E esta maneira é:

 Amar todas as pessoas de modo geral conforme nos ensina o apóstolo Paulo em Romanos 13:8: “A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns aos outros; pois quem ama o próximo tem cumprido a lei”.

 Mas, muito mais que este amor geral, nós demonstramos que amamos a Deus, de forma muito especial, quando amamos os irmãos conforme nos diz o apóstolo João em 1 João 4:20 – 21: “Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. Ora, temos, da parte dele, este mandamento: que aquele que ama a Deus ame também a seu irmão”.

• E nós só podemos provar que amamos de fato os irmãos quando decidimos, de forma responsável, nos envolver com eles na vida da comunidade.

• O apóstolo Pedro no texto que lemos no início desta mensagem nos diz quais são os princípios básicos do funcionamento do amor que deve existir entre nós, se queremos de fato, demonstrar que amamos nosso Deus de verdade.

I. O Lado Negativo: O Amor Entre Nós Precisa Ser “Não Fingido”.

A Hipocrisia é um dos maiores males que afetam as sociedades humanas desde os tempos imemoriais.

• O dicionário Aurélio Século XXI define hipocrisia como:

 1. Afetação duma virtude, dum sentimento louvável que não se tem.

 2. Impostura, fingimento, simulação, falsidade.

 3. Falsa devoção.

• A nossa palavra “hipócrita” em português procede da palavra grega ὑποκριτες upokrites. Esta palavra grega é composta pela soma de duas outras palavras:

 “upo” – preposição que indica algo que está “atrás”.

 “kripto” – algo que está “escondido” ou “oculto”.

 Da união destas duas palavras os gregos criaram a palavra ὑποκριτες – upokrites.

• Os gregos usavam esta palavra para descrever os atores que representavam – fingiam ou pretendiam – nas peças de teatro. Naqueles dias os atores não “representavam” usando seus próprios rostos, mas se “escondiam” por trás de uma máscara estampada ora com um sorriso ora com cara de choro, dependendo da fala que deveriam reproduzir. Os que “se escondiam por trás de uma máscara” eram, portanto, chamados de maneira bastante apropriada de ὑποκριτες – upokrites.

• O amor fraternal, amor com que devemos amar uns aos outros, deve, portanto, ser: nos aspectos negativos –

 Não fingido.

 Não hipócrita.

 Sem pretensão

Não devemos nos esconder por trás de nenhum tipo de máscara nos nossos relacionamentos com os irmãos. Quando dizemos, com o intuito de nos justificar, que não nos envolvemos mais com os irmãos porque: “estamos cansados demais ou estamos muito ocupados ou temos outras necessidades prioritárias etc”, estamos apenas fingindo e pretendendo como faz um verdadeiro hipócrita. Existem muitas ilustrações de como esta hipocrisia se manifesta:

• Quando dizemos que estamos cansados demais para irmos a um estudo bíblico, mas de forma curiosa, ou devo dizer hipócrita, usamos aquele tempo e muito mais para caminhar na “Mantiqueira”.

• Quando dizemos que a Escola Dominical é muito cedo – 9:30 da manhã, credo! – mas levantamos às 6:00 da manhã para caminhar ou para sair para uma viagem etc.

• Quando dizemos que “estamos gripados” e por este motivo não pudemos ir ao culto de adoração no domingo à noite, mas na segunda de manhã nos levantamos e saímos, debaixo de chuva, para ir trabalhar e isto sem guarda chuva!

Deus tenha misericórdia de todos nós.

II. O Lado Positivo: O Amor Entre Nós Precisa Ser “de Coração e Ardentemente”.

• Lembram do que falamos acerca do coração humano no início desta mensagem? Pois é, mas agora estamos falando daqueles que já tiveram como diz Pedro “a alma purificada pela obediência à verdade”.

• Podemos nos despojar ou desvestir ou abandonar a hipocrisia – ver 1 Pedro 2:1.

• Quando Pedro diz que precisamos demonstrar amor “ardentemente” ele está querendo dizer que tal demonstração é equivalente ao estender a mão, da mesma maneira que o Samaritano fez pelo homem ferido.

• Esta expressão também indica que nosso amor deve ser constante e não ocasional, nem só de vez em quando.

Conclusão:

1. O autor de Hebreus nos diz que o amor fraternal deve ser constante – Hebreus 13:1

2. O apóstolo João escreveu sua primeira epístola para nos fornecer uma série de testes de que nós somos verdadeiramente nascidos de novo. Entre estes testes nós podemos citar:

• 1 João 2:4 – 6: “Aquele que diz: Eu o conheço e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade. Aquele, entretanto, que guarda a sua palavra, nele, verdadeiramente, tem sido aperfeiçoado o amor de Deus. Nisto sabemos que estamos nele: aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou.

• 1 João 2:9 – 11 – “Aquele que diz estar na luz e odeia a seu irmão, até agora, está nas trevas. Aquele que ama a seu irmão permanece na luz, e nele não há nenhum tropeço. Aquele, porém, que odeia a seu irmão está nas trevas, e anda nas trevas, e não sabe para onde vai, porque as trevas lhe cegaram os olhos”.

• 1 João 3:10 – “Nisto são manifestos os filhos de Deus e os filhos do diabo: todo aquele que não pratica justiça não procede de Deus, nem aquele que não ama a seu irmão”.

• 1 João 3:14 – 15 – “Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos; aquele que não ama permanece na morte. Todo aquele que odeia a seu irmão é assassino; ora, vós sabeis que todo assassino não tem a vida eterna permanente em si”.

• 1 João 3:16 – “Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos”.

• 1 João 3:17 – 18 – “Ora, aquele que possuir recursos deste mundo, e vir a seu irmão padecer necessidade, e fechar-lhe o seu coração, como pode permanecer nele o amor de Deus? Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade”.

• 1 João 4:7 – 8 – “Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor”.

• 1 João 4:10 – 11 – “Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados. Amados, se Deus de tal maneira nos amou, devemos nós também amar uns aos outros”.

• 1 João 4:12 – “Ninguém jamais viu a Deus; se amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor é, em nós, aperfeiçoado”.

• 1 João 4:16 – “E nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem por nós. Deus é amor, e aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus, nele”.

• 1 João 4:19 – “Nós amamos porque ele nos amou primeiro”.

• 1 João 5:2 – “Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus: quando amamos a Deus e praticamos os seus mandamentos”.

• O motivo porque João prescreveu estes testes está explícito em 1 João 5:13: “Estas coisas vos escrevi, a fim de saberdes que tendes a vida eterna, a vós outros que credes em o nome do Filho de Deus”.

3. Quem é suficiente para estas coisas meus irmãos? Precisamos abrir nossos corações a cada dia e permitir que o Espírito Santo de Deus nos encha com o verdadeiro amor do Senhor para podermos amar de fato a nossos irmãos e com isto demonstramos o quanto amamos a Deus.

Que Deus possa nos ajudar a todos.

OUTROS ESTUDOS ACERCA DA VIDA COMUM DOS SANTOS DE DEUS.

001 — O Custo do Discipulado =

002 — Uma Proposta de Vida =

003 e 004 — Comunhão e Interdependência =

005 — Os Dons espirituais e a Vida Comum =

006 — Discipulado =

007 — O Amor ao Próximo =

008 — Amai-vos uns aos outros — Parte 1 — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS

009 — Amai-vos uns aos outros — Parte 2 — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS

010 — Romanos 15:1—7 — Acolhei-vos Uns aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 3

011 — Romanos 16:16 — Saudai-vos Uns Aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 04

012 — 1 Coríntios 12:24—25 — Tande o Mesmo Cuidado Uns Para Com os Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 05

013 — Efésios 5:18-21 — Sujeitai-vos ou Submetei-vos Uns Aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 06

014 — Efésios 4:1—3 — Suportai-vos Uns Aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 07

015 — Tiago 5:16 — Confessai Vossos Pecados uns Aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 08

016 — Colossenses 3:12—13 — Perdoai uns Aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 09

017 — Romanos 14:13 — Não Julgueis Uns Aos Outros — Parte A — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 10A

018 — Romanos 14:13 — Não Julgueis Uns Aos Outros — Parte B — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 10B

019 — Tiago 4:11 — Não faleis Mal uns dos Outros — AMAI-VOS UNS AOS AOUTROS — Parte 11

020 — Tiago 5:9 — Não Vos Queixeis uns dos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 12

021 — Gálatas 5:14—15 — Não Vos Mordais nem Devoreis uns Aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 13

022 — Gálatas 5:25—26 — Não Provoqueis Uns aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 14

023 — Gálatas 5:25—26 — Não Invejeis Uns aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 15

024 — Colossenses 3:9—10 — Não Mintais uns aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 16

025 — Romanos 14:29 e 1 Tessalonicenses 5:11  — Edificar uns aos outros — AMAIVOS UNS AOS OUTROS — PARTE 17

026 — Colossenses 3:16  — Instruí-vos Mutuamente — AMAIVOS UNS AOS OUTROS — PARTE 18

027 — 1 Tessalonicense 5:1 e Hebreus 3:12—13  — Consolai-vos e Exortai-vos Uns aos Outros — AMAIVOS UNS AOS OUTROS — PARTE 19

028 — Romanos 15:14 e Colossenses 3:16 — Admoestai-vos ou Aconselhai-vos uns aos outros —  AMAI-VOS UNS AOS OUTROS – Parte 20 — SERMÃO 028

029 — Efésios 5:18—20 e Colossenses 3:16 — Falando entre vós com... — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS – Parte 21 — SERMÃO 029

030 — Gálatas 5:13—14 — Sede Servos Uns dos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS – Parte 22 — SERMÃO 030

031 — Gálatas 6:2 — Levai as Cargas Uns dos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS – Parte 23 — SERMÃO 031

032 — 1 Pedro 4:7—10 — Sede Mutuamente Hospitaleiros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS – Parte 24 — SERMÃO 032

033 — Efésios 4:31—32 — Sede Benignos Uns Para Com Os Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS – Parte 25 — SERMÃO 033

034 — Tiago 5:16 — Orai Uns Pelos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS – Parte 26 — SERMÃO 034

Que Deus abençoe a todos.


Alexandros Meimaridis 

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário