segunda-feira, 2 de julho de 2012

NOSSA RIQUEZA EM CRISTO - ESTUDO 001 - : Romanos 3:24 - Justificação Gratuita




Esse artigo é parte da série "Em Cristo" e é muito recomendável que o leitor procure conhecer todos os aspectos das verdades contidas nessa série, com aplicações para os nossos dias. No final do artigo você encontrará um link para o estudo posterior

Romanos 3:24 - Sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus.

Sendo Justificados – Ser Justificado é ser tratado como se alguém fosse justo. Em outras palavras, é ser tratado como alguém que tem guardado toda a Lei de Deus. Neste contexto o apóstolo Paulo mostrou de maneira bem clara que seus leitores jamais poderiam ser assim considerados se dependesse exclusivamente de seus próprios méritos ou da sua — deles — obediência pessoal à Lei de Deus — ver Romanos 3:9—18. Todavia, nesse versículo, Paulo afirma que foi exatamente desta maneira que fomos tratados por Deus. E se fomos tratados por Deus como se tivéssemos obedecido a Lei de Deus de forma completa e perfeita, isto só pode ser porque Deus nos concede tal tratamento como favor imerecido e esta é a essência da graça de Deus: conceder-nos como dom, e não como direito, algo que não merecemos. Esta é a essência do Evangelho — Boas Novas. São justificados gratuitamente todos aqueles que depositam sua fé ou creem em Jesus Cristo — ver Romanos 3:22—23.

Gratuitamente δωρεὰν doreàn. Esta palavra é derivada de δῶρον dôron – dom ou presente, de onde se deduz o conceito de algo que se recebe gratuitamente: como um presente no aniversário. Como tal, esta palavra está em direta oposição àquilo que pode ser comprado ou que pode ser obtido mediante trabalho ou esforço próprio ou que pode, por quaisquer meios, ser reivindicado. É algo que se recebe liberalmente, um dom ou presente, algo que não se recebe por mérito de nenhuma espécie. É desta maneira que o apóstolo Paulo caracteriza os que são justificados. Para esses, a justificação ou o ser declarado justo por Deus, trata-se de um presente imerecido. Mas isto não quer dizer que um preço não tenha sido pago. Muito pelo contrário, nossa redenção — ver mais adiante — foi alcançada pelo derramamento do sangue do próprio Senhor Jesus. Este é o mesmo “Jesus Cristo, a Fiel Testemunha, o Primogênito dos mortos e o Soberano dos reis da terra” e é “aquele que nos ama, e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados – Apocalipse 1:5. Por este motivo, para o Senhor Jesus, é uma questão de justiça que todos aqueles que são d’Ele sejam justificados gratuitamente. As implicações da nossa salvação gratuita podem ser vistas, por exemplo, nos versículos a seguir:

·       1 Coríntios 6:20 — Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.

·       1 Coríntios 7:23 — Por preço fostes comprados; não vos torneis escravos de homens.

·       2 Pedro 2:1 — Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição.

·       1 Pedro 2:9—10 — Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; vós, sim, que, antes, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus, que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia.

·       Isaías 53:11 – Ele verá o fruto do penoso trabalho de sua alma e ficará satisfeito; o meu Servo, o Justo, com o seu conhecimento, justificará a muitos, porque as iniqüidades deles levará sobre si.

Diante desses versículos, o autor fica realmente surpreso quando ouve pregadores contemporâneos, alguns muito famosos, negarem o fato de que somos justificados pelo preço pago pelo Senhor Jesus. Esta negativa é estabelecida mediante a alegação feita por estes pregadores, de que as pessoas poderão e são de fato, salvas, mesmo sendo animistas, muçulmanas, budistas e hinduístas etc. Ou seja, para estes senhores a morte de Cristo na cruz do Calvário, não era necessária e foi, portanto, em vão. Não, os versos acima não nos permitem tamanha latitude. Precisamos nos voltar novamente para a Bíblia e como o apóstolo Paulo, concluir: “Não anulo a graça de Deus; pois, se a justiça é mediante a lei, segue-se que morreu Cristo em vão – Gálatas 2:21”.

Quando o assunto é nossa justificação, nós não temos nenhuma oferta para trazer, nenhuma reivindicação para fazer! Tudo é um presente de Deus, mediante...

Sua graça – Para tornar a salvação oferecida por Deus, em algo que independe de todo e qualquer mérito humano, Paulo associa estas duas palavras: gratuitamente e Sua graça! A salvação é um dom — presente — de Deus. É fruto da graça de Deus — que nos concede algo que não merecemos — é também fruto da misericórdia de Deus — que nos protege de recebermos o justo castigo que nossos pecados merecem. Somos justificados gratuitamente por meio da graça de Deus e não por intermédio da graça de Deus em nós, como ensina a igreja Católica Romana, que confunde as doutrinas da salvação e da santificação. Também não podemos aceitar os ensinos daqueles que advogam que a salvação começa gratuitamente, como presente de Deus, mas precisa ser mantida por nossos próprios méritos, como advogado por todos os grupos que derivam sua teologia, via igreja Católica Romana, dos escritos e idéias de James — Tiago — Arminius — que viveu entre 1560—1609. Esse homem era um teólogo holandês do período pós Reforma que, muito influenciado por Pelágio que viveu e pregou suas heresias entre 350—423 d.C. Os ensinamentos básicos de Pelágio podem ser resumidos em três idéias básica, a saber:

·       A negação do conceito teológico do "PECADO ORIGINAL" que contendia diretamente com os ensinamentos de Agostinho, João Calvino e outros que, através da história da igreja, sempre defenderam a idéia de que o ser humano precisa da ajuda de Deus para ter interesse na pessoa do próprio Deus.

·       Pelágio também negava a graça de Deus era essencial para a salvação dos seres humanos. Note bem: Pelágio não negava a graça de Deus, mas achava que alguns seres humanos poderiam se salvar por si mesmos sema a ajuda de Deus.

·       Por fim, Pelágio defendia a ideia que o ser humano tinha a capacidade de decidir a direção a seguir em sua vida, através do que ele chamava de “livre-arbítrio”. Pelo exercício desse livre arbítrios e sem nenhuma necessidade de depender da graça de Deus, já que os seres humanos podem, se quiserem resistir de forma perfeita ao Deus Todo Poderoso.

Com base nos postulados de Pelágio, Arminius contestou, de forma veemente os ensinos reformados como postulados pela Igreja Reformada da Holanda. Entre os grupos religiosos que adotaram o arminianismo — via pelagianismo e semi-pelagianismo — como sua teologia, nós vamos encontrar, além dos Católicos Romanos, os Metodistas, os Anglicanos e Episcopais e todos os grupos Pentecostais.

Mediante a redenção — A palavra grega traduzida por redenção é ἀπολύτρωσιν apolútrosin. Esta palavra ocorre somente 10 vezes no Novo Testamento inteiro[1] e tem sua origem na palavra λύτρων lútron, que indica o “preço que era pago por um prisioneiro de guerra”, um resgate ou valor monetário estipulado que, uma vez pago causava a libertação do cativo[2]

Nesse versículo, a intenção de Paulo ao usar essa palavra, era denotar “libertação do cativeiro, da escravidão ou de toda espécie de mal. Tal redenção pressupõe um estado anterior de escravidão. Tal escravidão é referida na Bíblia como escravidão ao pecado, à Satanás e à Lei de Deus, algo que afeta a todos nós e é de natureza espiritual. De modo semelhante, a redenção oferecida é exatamente da mesma natureza: espiritual. A redenção oferecida em Jesus diz respeito, primariamente, às nossas almas — ou espíritos, ou seja, à parte não material dos seres humanos, mas a redenção dos nossos corpos também está incluída neste processo — ver Romanos 8:23 e Filipenses 3:20—21. Tal redenção é plena, completa e vai durar de hoje e por toda a eternidade. 

A redenção alcançada por Jesus é fruto de tudo o que Jesus fez, disse e sofreu  — contrário à idéia Católica Romana embutida na expressão “paixão de Cristo”, conforme retratada no filme homônimo do cineasta estadunidense Mel Gibson — visando nos libertar do mal, especialmente do pecado, que é a fonte de todo o mal.  Em outros contextos, como por exemplo, Lucas 21:28; Romanos 8:23 e Efésios 4:30, a expressão ἀπολύτρωσιν apolútrosin é utilizada para indicar uma “libertação” efetivada por intermédio de quaisquer meios, sem referência a um preço ou resgate. Mas neste contexto, a intenção de Paulo é bem evidente, como pode ser visto por suas palavras nos versículos seguintes onde lemos: “a redenção que há em Cristo Jesus; a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos; tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, para ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus — Romanos 3:24c—26. O mesmo pode ser dito do uso que Paulo faz desta expressão em Efésios 1:7 e Colossenses 1:14.

Em Cristo Jesus – Esta é a primeira e grande verdade — na ordem do nosso estudo — que nos pertence pelo fato de estarmos “em Cristo”. Esta verdade é parte da grande esperança que temos em Deus, e na obra que Ele efetuou mediante Seu Filho Jesus e que é aplicada, de forma efetiva, a todos os crentes pelo Espírito Santo. Jesus é o autor desta redenção como nos é claramente ensinado em João 3:16.

Que Deus abençoe a Todos.


LISTA DE OUTROS ESTUDOS DA SÉRIE “EM CRISTO”:

O estudo introdutório dessa série, número 000, pode ser encontrado aqui:

O estudo número 001 dessa série — Justificação Gratuita — pode ser encontrado aqui:

O estudo 002 dessa série — Nossa Identidade com Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 003 dessa séria — Mortos para o Pecado, Mas Vivos para Deus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 004 dessa série — O Salário do Pecado X o Dom Gratuito de Deus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 005 dessa série — Nenhuma Condenação em Cristo Jesus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 006 dessa série — Nada Pode nos Separar do Amor de Deus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 007 — Somos Membros uns dos Outros em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 008 — Santificados em Cristo Jesus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 009 — A Graça de Deus em Cristo Jesus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 010 — Somos de Deus em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 011 — Somos Espirituais em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 012 — Somos Loucos, Fracos e Desprezíveis Porque Estamos em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 013 — Somos Gerados em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 014 — Nossa Esperança em Cristo Não se Limita a Essa Vida Apenas — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 015 — Todos Serão Vivificados em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 016 — Todos São Amados em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 17 — Somos Todos Ungidos em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 18 — Não Mercadejamos a Palavra de Deus — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 19 — O Véu é Removido em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 20 — Somos Novas Criaturas em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 21 — Deus Estava em Cristo Reconciliando Consigo o Mundo — poderá ser encontrado aqui:

Os estudos 22 e 23 — Sendo Conhecido em Cristo — poderão ser encontrados aqui:

O estudo 24 — Nossa Liberdade em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 25 — Justificação Pela fé em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 26 — Filhos de Deus em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 27 — Revestidos em Cristo — poderá ser encontrado aqui:

O estudo 28A — Nossa Unidade em Cristo — PARTE 001 poderá ser encontrado aqui:

O estudo 28B — Nossa Unidade em Cristo — PARTE 002 poderá ser encontrado aqui:

O estudo 029 — Somente a Fé Que Atua Pelo Amor Tem Valor em Cristo

O estudo 030A — A Bênção com Que Somos Abençoados em Cristo – Parte 001

O estudo 030B — A Bênção com Que Somos Abençoados em Cristo – Parte 002

O estudo 030C — A Bênção com Que Somos Abençoados em Cristo – Parte 003 — E a Chamada Visão de Hermes

O estudo 030D — A Bênção com Que Somos Abençoados em Cristo – Parte 004 — O Ensinamento Bíblico Acerca do Céu

O estudo 031 — Desvendando-nos o Mistério da Sua Vontade Em Cristo

O estudo 032 — Para o Louvor da Glória de Deus em Cristo

O estudo 033 — Ressuscitados em Cristo e Assentados nos Lugares Celestiais

O estudo 034 — Mostra a Suprema Riqueza da Sua Graça em Bondade para conosco em Cristo.

O estudo 035 — Mostra como somos salvos em Cristo para a prática de boas obras manifestadas por meio de uma vida de santidade.

O Estudo 036 — Nos Fala de Como Somos Aproximados de Deus Porque Estamos em Cristo.

O Estudo 037 — Nos Fala de Como Somos Co-herdeiros, Co-participantes e Membros dum mesmo Corpo

O Estudo 038A — Nos Fala das Insondáveis Riquezas de Cristo — Parte 001 — Cristo o Mistério Revelado de Deus

O Estudo 038B — Nos Fala das Insondáveis Riquezas de Cristo — Parte 002 — A Igreja Edificada Sobre Cristo

O Estudo 038C — Nos Fala das Insondáveis Riquezas de Cristo — Parte 003 — O Que é a Verdadeira Igreja de Cristo

O Estudo 038D — Nos Fala das Insondáveis Riquezas de Cristo — Parte 004 — O Que é a Verdadeira Igreja de Cristo — O Corpo de Cristo

O Estudo 038E — Nos Fala das Insondáveis Riquezas de Cristo — Parte 005 — O Que é a Verdadeira Igreja de Cristo — A Plenitude de Cristo

O Estudo 038F — Nos Fala das Insondáveis Riquezas de Cristo — Parte 006 — O Que é a Verdadeira Igreja de Cristo — Os Eleitos Por Deus em Cristo
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/08/nossa-riqueza-em-cristo-estudo-038f.html

O Estudo 039 — Nos Fala De Como Devemos Glorificar a Deus Porque Estamos em Cristo — Jesus e a Glória de Deus
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/10/nossa-riqueza-em-cristo-estudo-039.html

O Estudo 040 — Nos Fala De Como Deus Nos Perdoou em Cristo

Que Deus abençoe a todos

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.


[1] Referências onde a expressão grega ἀπολύτρωσινapolútrosis – redenção ocorre no Novo Testamento: Lucas 21:28; Romanos 3:24; 8:23; 1 Coríntios 1:30; Efésios 1:7; 1:14; 4:30; Colossenses 1:14; Hebreus 9:15; Hebreus 11:35.

[2] O bispo metodista Adam Clarke faz a seguinte citação “in loco”: Λυτρα, de acordo com Suidas, é μισθος, η τα παρεχομενα υπερ ελευθεριας, επι τω λυτρωσασθαι βαρβαρων δουλειας - uma recompensa; ou o preço pago aos bárbaros para se redimir ou colocar alguém em liberdade da escravidão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário