sexta-feira, 13 de julho de 2012

QUE TAL LARGAR A IGREJA DE LADO E FICAR SÓ COM JESUS?


This Is the Image of Jesus Christ Gracing the Cover of Newsweek

Andrew Sullivan é um jornalista estadunidense de origem irlandesa. Como seus ancestrais ele cresceu católico romano. Agora, diante da derrocada tão vergonhosa que a Igreja Católica Apostólica Romana está experimentando, em um artigo recente — 2 de Abril de 2012 – publicado na revista semanal Newsweek, Sulivan sugere o seguinte: Esqueça a Igreja e siga a Jesus Cristo. Seu artigo produziu uma inusitada capa que pode ser vista, no original, por meio do link abaixo:


No início do seu artigo que pode ser lido na íntegra aqui:


Sullivan declara o seguinte: O Cristianismo foi destruído pela política, pelos padres e por evangelistas gananciosos. Ignore tudo isso e abrace Ele — i.e. abrace Jesus.

Não temos como negar que a primeira parte da frase do sr. Sullivan que diz — O Cristianismo foi destruído pela política, pelos padres e por evangelistas gananciosos. — está certa, mas na segunda parte, notamos que ele continua nas trevas que a igreja romana lançou sobre seus olhos.

Mas o sr. Sullivan não está sozinho nessa sua proposta de abandonar a igreja e ficar só com Jesus. Milhares e milhares de pessoas ao redor do mundo e inclusive nesse nosso Brasil têm deixado de lado a comunhão cristã, para fingirem e pretenderem que podem viver a vida cristã em isolamento, como se isso fosse possível. Vamos falar disso mais adiante.

O problema do sr. Sullivan é a podridão da sua Igreja Católica Apostólica Romana. Essas são suas próprias palavras: “A hierarquia da Igreja Católica Apostólica Romana primeiro permitiu e depois encobriu uma conspiração internacional de abusos sexuais que somam estupros inumeráveis de crianças e adolescentes. Eu desconheço que acusação mais grave pode ser levantada contra a Igreja Romana com exceção da recusa, até o dia de hoje, de toda sua liderança encarar a responsabilidade nesses acontecimentos e renunciarem de forma coletiva”.

O sr. Sullivan em seu artigo escolhe três pessoas as quais ele considera modelos a serem seguidos:

·       Thomas Jefferson

·       Francisco de Assis

·       A avó dele próprio

Esse autor considera essas escolhas muito curiosas por causa de suas próprias vidas e mais ainda, porque algumas escolhas que essas pessoas fizeram em suas vidas contradizem frontalmente a proposta do jornalista da Newsweek. Vamos analisar cada uma das suas escolhas.

Vamos começar com Thomas Jefferson. Esse cidadão e ícone da fundação do país que conhecemos como Estados Unidos da América foi o principal autor da constituição do mesmo e foi seu terceiro presidente da república. Mas nem tudo é cor de rosa na vida desse “herói”.

· Thomas Jefferson era um homem racista e proprietário de centenas de escravos os quais ele explorava como mão de obra em sua fazenda na produção de fumo.

·       Apesar de ser racista ele costumava manter relações sexuais com suas escravas mais bonitas, que assim lhe serviam também com escravas sexuais. Ele chegou a gera um filho com uma delas: Sally Hermings.

·       Jefferson era um deísta e nunca foi crente em Jesus Cristo.

Aos 77 anos de idade Jefferson resolveu avaliar melhor os ensinamentos de Jesus Cristo. Entre suas conclusões podemos citar:

·       Ele considerava que tinha a prerrogativa de separar do texto do Novo Testamento aquilo que ele considerava aceitável daquilo que ele não aceitava. Era um tolo contumaz, portanto.

·       Jefferson costumava dizer que os ensinamentos de Jesus eram como diamantes espalhados em meio ao esterco, que era como ele considerava todo material do Novo Testamento produzido por Mateus, Marcos, Lucas, João, Pedro, Paulo, Tiago e Judas. Para Jefferson a vasta maioria da Bíblia não passava de um monte de esterco religioso.

·       Apesar de manter posições esdrúxulas como essas, Jefferson, sendo também um hipócrita contumaz dizia de si mesmo o seguinte: “Eu sou um verdadeiro cristão, pois me considero um verdadeiro discípulo das doutrinas de Jesus”.

·       Para garantir que era seguidor de Jesus, desse modo idiota mesmo, ele pacientemente recortou todas as palavras que ele achava eram genuínas de Jesus e compilou uma espécie de “Palavra de Jesus Apenas”, acerca das quais ele dizia que obedecia. Dá prá ver pela vida que levou que ele era bem obediente às palavras de Jesus. A Bíblia recortada por Jefferson está em exposição em um dos muitos museus espalhados pela cidade de Washington D.C.

·       Jefferson gostava muito das palavras de Jesus que dizem: “amai-vos uns aos outros” e “amai vossos inimigos”. Isso apenas expõe quão profunda era sua hipocrisia já que ele havia se engajado diretamente na guerra contra seus inimigos ingleses e quando falava em “amar uns aos outros”, ele tinha uma compreensão bem literal dessas palavras, especialmente com relação às suas escravas negras.

Sullivan afirma que Jesus nunca falou acerca de homossexualismo nem de aborto, pretendendo com isso nos dar a entender então, que essas práticas são aceitáveis ao Mestre. Por outro lado ele reafirma as palavras de Jesus acerca do divórcio e aproveita para fazer uma pesada crítica a tal prática — do divórcio — afirmando que o mesmo está muito na moda, há mais de 40 anos, inclusive entre os chamados cristãos. Mas esses que ele chama de cristãos não são crentes em Jesus Cristo.

Antes de passar para seu segundo modelo e como bom católico, Sullivan afirma textualmente o seguinte: “O que acontece conosco depois da morte, permanece uma questão tão premente como sempre foi”. Bem nos aconselhou o apóstolo Pedro:

1 Pedro 3:15 

Antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós.

Em segundo lugar Sullivan cita Francisco de Assis. Mas o fato é que Francisco de Assis nasceu, cresceu e morreu católico romano. Ele jamais abandonou a igreja para seguir apenas Jesus como pretende Sullivan. É verdade que Francisco tinha certas práticas que incomodavam a hierarquia da igreja romana, mas ele jamais se rebelou contra a mesma. A instituição que Francisco fundou continua firme como um verdadeiro baluarte dentro da mega estrutura da igreja romana.

Por fim, Sullivan nos sugere sua própria avó como modelo acerca de quem ele mesmo admite: “vivia perdida em meio às contas do seu rosário e a uma infinidade de missas”. Que tipo de exemplo essa mulher pode nos oferecer? Absolutamente nenhum.

Diante de todo esse besteirol temos que reagir dizendo o seguinte:

1. Deus não nos chama para uma vida de rezas e missas sem fim. Deus nos chama para um RELACIONAMENTO VIVO COM ELE E COM SEU FILHO JESUS CRISTO:

João 17:3

E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

De quebra essas palavras de Jesus ainda servem como resposta plena à pergunta do sr. Sullivan acima.

2. Quando Deus nos chama nós temos que estar conscientes que Deus é o dono do campo, é o dono da bola, é o juiz e Ele mesmo faz todas as regras. Nós só podemos participar do relacionamento se aceitarmos “jogar” de acordo com as regras estabelecidas por Deus. Nada de ficar picotando Bíblias e escolhendo o que quero acreditar daquilo que não quero acreditar. Jesus disse o seguinte:

João 4:23—24

23 Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores.

24 Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.

E Jesus também disse:

João 17:17

17 Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.

Portanto nada de ficar pretendendo, hipocritamente, como Jefferson e muitos milhões mundo afora, que eu posso “jogar” com Deus fazendo minhas próprias regras.
3. Quando Deus nos chama, ele nos chama para dentro de um corpo comum — o Corpo de Cristo que a Igreja — e eu não posso pretender viver isolado ou separado ou desmembrado desse corpo. Esse tipo de atitude mutila o corpo e o faz sofrer.

Romanos 12:4—5

4 Porque assim como num só corpo temos muitos membros, mas nem todos os membros têm a mesma função,

5 assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros.

Efésios 4:1—6

1 Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados,

2 com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor,

3 esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz;

4 há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação;

5 há um só Senhor, uma só fé, um só batismo;

6 um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos.

4. Somo advertidos com sérias palavras acerca de abandonarmos a comunhão cristã. Quem age assim está, na realidade, pondo em risco a própria salvação.

Hebreus 10:25—39

25 Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima.

26 Porque, se vivermos deliberadamente em pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados;

27 pelo contrário, certa expectação horrível de juízo e fogo vingador prestes a consumir os adversários.

28 Sem misericórdia morre pelo depoimento de duas ou três testemunhas quem tiver rejeitado a lei de Moisés.

29 De quanto mais severo castigo julgais vós será considerado digno aquele que calcou aos pés o Filho de Deus, e profanou o sangue da aliança com o qual foi santificado, e ultrajou o Espírito da graça?

30 Ora, nós conhecemos aquele que disse: A mim pertence a vingança; eu retribuirei. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo.

31 Horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo.

32 Lembrai-vos, porém, dos dias anteriores, em que, depois de iluminados, sustentastes grande luta e sofrimentos;

33 ora expostos como em espetáculo, tanto de opróbrio quanto de tribulações, ora tornando-vos co-participantes com aqueles que desse modo foram tratados.

34 Porque não somente vos compadecestes dos encarcerados, como também aceitastes com alegria o espólio dos vossos bens, tendo ciência de possuirdes vós mesmos patrimônio superior e durável.

35 Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão.

36 Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa.

37 Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará;

38 todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma.

39 Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma.

Portanto meu caro leitor, se você teve algum grande ou pequeno desapontamento e tomou a decisão sozinho ou foi aconselhado por alguém amargurado a se afastar da comunhão dos filhos de Deus e buscar viver uma vida cristã independente e isolada, eu quero te dizer que você foi enganado ou por teu próprio coração ou por um falso irmão, ou pior, por um demônio personificado de anjo de luz.

Está na hora de se arrepender, pedir perdão a Deus que é rico em perdoar e procurar uma comunhão cristã onde você possa ser respeitado e tratado como um irmão ou irmã devem ser tratados: com amor e cuidados genuínos de um pastor e de uma comunidade onde as pessoas realmente querem se relacionar com Deus e uns com os outros nos moldes do próprio Deus.

Que Deus Abençoe a Todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:

http://www.facebook.com/pages/O-Grande-Diálogo/193483684110775

Desde já agradecemos a todos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário