sexta-feira, 6 de julho de 2012

AMAI-VOS UNS AOS OUTROS - ESTUDO 001 - Marcos 8:34-35 -DISCIPULADO - O CUSTO DO DISCIPULADO


Resultado de imagem para custo do discipulado

Esse artigo é parte da série sobre Discipulado Cristão, com ênfase nas palavras de Jesus "Amai-vos Uns aos Outros".  Por isso é muito recomendável que o leitor procure conhecer todos os aspectos dos mandamentos nos quais o Senhor nos ordena demonstrarmos amor uns pelos outros. No final do artigo você encontrará um link para o estudo posterior


SERMÃO 001 – O CUSTO DO DISCIPULADO

Texto: Marcos 8:34—35

Introdução.

• No início do seu ministério, logo depois do seu batismo e tentação, Jesus começou a chamar pessoas para segui-lo. Entre essas nós vamos encontrar:

 Pedro e seu irmão André – ver Marcos 1:16—18.

 Tiago e seu irmão João – ver Marcos 1:19—20.

• No final de seu ministério, antes de subir ao céu, Jesus enviou seu apóstolos para que fossem e fizessem μαθητὴς - mathetès – discípulos de todas as nações – ver Mateus 28:19.

• O trabalho de discipulado incluía o ensino e a obediência a tudo o que Jesus ensinou – ver Mateus 28:20.

• O contexto do nosso texto principal nos mostra Jesus falando acerca de sua própria dedicação a Deus e também de uma surpreendente repreensão feita ao apóstolo Pedro – ver Marcos 8:31—33.

• As palavras faladas a Pedro envolviam a questão de onde reside a lealdade suprema do indivíduo: se em Deus? ou em alguma outra coisa ou ser?

• Note bem que, na seqüência, Jesus chama não apenas seus discípulos, mas também a multidão que os acompanhava para lhes falar acerca do

CUSTO DO DISCIPULADO

I. A Necessidade de Negar a Si Mesmo

• Somos seres caídos, que a graça de Deus tem restaurado para que possamos viver para Deus. Pela graça de Deus nós:

 Fomos libertos da culpa dos pecados, porque os mesmos foram redimidos ou perdoados através da morte de Jesus sobre a cruz e a nosso favor – ver Efésios 1:7.

 Quando Jesus ressuscitou dentre os mortos, nós também fomos libertos do poder do pecado, que foi quebrado de sobre nossas vidas de tal maneira que, não somos mais escravos do pecado – ver Romanos 6:1—4, 11—14.

• Mas, apesar de tudo isso, ainda somos pecadores e temos uma natureza “velha, pecaminosa e terrena”, que é viciada no pecado. Essa natureza é muitas vezes chamada de “carne” para ser melhor contrastada com o Espírito Santo de Deus – ver Gálatas 5:16—25. Precisamos aprender fazer morrer ou despir essa velha natureza como se fosse um conjunto de roupas velhas e maltrapilhas – ver Colossenses 5—11.

• Fazer Morrer a natureza terrena ou despir-se do velho homem é um processo que envolve uma tomada de decisão a cada dia, a cada hora e a cada minuto. Quando entendemos os privilégios que a graça de Deus nos estende então não temos dificuldade nenhuma para entender algumas das mais intrigantes e difíceis palavras proferidas por Jesus.

• Negar a si mesmo tem dois aspectos:

A. Negar os Prazeres Pecaminosos

• Em primeiro lugar existe o aspecto de negar a nós mesmos os prazeres pecaminosos. Veja o que Jesus disse a esse respeito:

 Portanto, se a tua mão ou o teu pé te faz tropeçar, corta-o e lança-o fora de ti; melhor é entrares na vida manco ou aleijado do que, tendo duas mãos ou dois pés, seres lançado no fogo eterno. Se um dos teus olhos te faz tropeçar, arranca-o e lança-o fora de ti; melhor é entrares na vida com um só dos teus olhos do que, tendo dois, seres lançado no inferno de fogo – Mateus 18:8—9.

• O que Jesus está dizendo aqui é exatamente a mesma coisa que Paulo diz em Romanos 6:2. Como viveremos para o pecado se estamos mortos para ele? Como posso pecar com minhas mãos se não tenho mão para pecar? Como meus pés podem me conduzir no caminho do pecado, se sequer tenho pés para isso? De que maneira meus olhos podem contemplar o pecado se meus olhos não servem para enxergar estas coisas?

• Veja bem: se não tenho mãos, pés nem olhos para o pecado, como posso cortá-los fora ou arrancá-los? Em outras palavras, Jesus está dizendo aquilo que é repetido por Paulo quando disse em Colossenses 3:5: fazei, pois morrer a vossa natureza terrena.

B. Negar Qualquer Tentativa de Auto Justiça ou Mérito Diante de Deus

• Nossa consciência culpada nos conduz sempre a procurar meios de tentar agradar a Deus.

 Nossos primeiro pais – Adão e Eva – tentaram agradar a Deus cosendo folhas de figueiras que lhes servissem de cintas e lhe cobrissem a nudez – ver Gênesis 3:7.

 Nos dias de Isaías a religiosidade do povo de Israel foi comparada pelo profeta com “absorventes higiênicos” e o próprio povo com o sangue da menstruação – ver Isaías 64:6.

• Dessa maneira, durante a história da humanidade, centenas de milhares de religiões têm sido inventadas. O que une todas elas é a tentativa de fazer algo que possa agradar a Deus, qualquer deus, que possa, de alguma maneira, contar pontos a favor do indivíduo. Disso resultam a cegueira e o orgulho espiritual.

• As piores formas de orgulho e cegueira espiritual se manifestam entre aqueles que se julgam filhos ou povo do Deus verdadeiro. Quando aqueles que alegam serem crentes em Jesus acreditam que são “melhores” do que outros, porque fazem ou deixam de fazer determinadas coisas, então estamos diante de pessoas que se encontram nas mais espessas trevas – ver Lucas 11:34—35 conforme 11:27—28.

• Nós obedecemos a Deus porque o amamos, e não porque queremos ganhar créditos com ele. Não somos nem melhores nem piores que ninguém, pois somo todos pecadores.

• Temos que negar a nós mesmos nessa questão, de apresentar nossas próprias obras de justiça, como uma maneira de conseguirmos méritos ou pontos com Deus. Como disse Jonas, quando estava dentro da barriga do grande peixe: Ao SENHOR pertence a salvação! – ver Jonas 2:9.

C. Necessidade de Tomar a Própria Cruz

• Aqueles ouvintes sabiam muito bem o que a expressão “tome a sua cruz” significava.

• Todas as vezes que eles viam alguém carregando uma cruz eles sabiam que ali estava um condenado à morte. Era um caminho sem volta.

• Qual era o significado metafórico do que Jesus estava querendo dizer? Digo que Jesus falou de forma metafórica, por que nesse caso, a cruz é para ser tomada dia a dia – ver Lucas 9:12.

 Aceitar de forma voluntária a dor, a vergonha, as perseguições que virão, com certeza sobre aqueles que amam a Jesus de verdade. Com aqueles que estão comprometidos com Jesus e consideram todo o resto como verdadeira perda, conforme Filipenses 3:8 – ver Mateus 10:24—25; 2 Timóteo 3:12.

 Tomar a decisão de fazer morrer sobre a cruz a velha natureza pecaminosa, não dando a ela a menor chance de se manifestar.

II. Aspectos Práticos de Negar a Si Mesmo e Tomar a Própria Cruz

• Negar a si mesmo.

 Abster-se das paixões carnais – ver 1 Pedro 2:11—12.

 Abandonar o tipo de vida que é vivido pelos incrédulos – 1 Pedro 4:1—4.

 Largar mão de qualquer tipo de orgulho religioso do tipo “sou melhor do que você” – ver 1 Coríntios 12:18—25.

• Tomar dia a dia a própria cruz.

 O que os apóstolos tiveram que enfrentar – ver 1 Coríntios 4:9—13.

 O que Paulo teve que enfrentar – 2 Coríntios 11:23—28.

 Sofrer por causa de Cristo é realmente parte da graça de Deus para as nossas vidas – ver Filipenses 1:29.

III. Seguir a Cristo

• Seguir a Cristo significa renunciar à nossa própria vida para que o Espírito Santo manifeste a vida do próprio Cristo através de nós. Esse é um processo diário, através do qual o Espírito Santo nos toma e nos transforma, um dia e um pouco de cada vez, em pessoas que se parecem cada vez mais e mais com Jesus Cristo – ver 2 Coríntios 3:17—18 e comparar com 2 Coríntios 4:16—18.

• Além disso, seguir a Cristo, significa aceitá-lo de fato como Senhor das nossas vidas. Não podemos nos enganar nesse quesito. Não podemos chamá-lo Senhor e desobedecer a seus mandamentos. O próprio Jesus chamou a atenção para essa contradição – ver Lucas 6:46.

• Significa também seguir nos passos do próprio Jesus, como 1 Pedro 2:21—25 nos exorta.

Conclusão:

1. Falamos de verdade graves e muito, muito sérias com sérias conseqüências sobre nossas vidas se ignorarmos as mesmas.

2. Diante de nós, estão colocadas duas possibilidades ou dois caminhos – ver Mateus 7:13—14. Um conduz à vida eterna, outro para a danação eterna.

3. Não podemos deixar nos enganar por aqueles que dizem que nada disso que ouvimos é prá valer. Que não é necessário viver uma vida de pureza e santidade. Temos que vencer essas tentações e exercitar fé na Palavra de Deus que diz:

Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus. Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus – 1 Coríntios 6:9—11.

4. Claro que sempre existe a possibilidade de você também tentar se salvar sozinho, na base do mérito. Mas o que é que Jesus diz em Marcos 8:35? Só existe uma única alternativa: salvação pela graça e de graça em Jesus Cristo.

5. Frente à eternidade que se descortina diante dos nossos olhos, temos apenas uma única opção: escolher e suportar o alto preço do discipulado e, por fim, colher a vida eterna. A alternativa é simplesmente insuportável.

OUTROS ESTUDOS ACERCA DA VIDA COMUM DOS SANTOS DE DEUS.

001 — O Custo do Discipulado =

002 — Uma Proposta de Vida =

003 e 004 — Comunhão e Interdependência =

005 — Os Dons espirituais e a Vida Comum =

006 — Discipulado =

007 — O Amor ao Próximo =

008 — Amai-vos uns aos outros — Parte 1 — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS

009 — Amai-vos uns aos outros — Parte 2 — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS

010 — Romanos 15:1—7 — Acolhei-vos Uns aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 3

011 — Romanos 16:16 — Saudai-vos Uns Aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 04

012 — 1 Coríntios 12:24—25 — Tande o Mesmo Cuidado Uns Para Com os Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 05

013 — Efésios 5:18-21 — Sujeitai-vos ou Submetei-vos Uns Aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 06

014 — Efésios 4:1—3 — Suportai-vos Uns Aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 07

015 — Tiago 5:16 — Confessai Vossos Pecados uns Aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 08

016 — Colossenses 3:12—13 — Perdoai uns Aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 09

017 — Romanos 14:13 — Não Julgueis Uns Aos Outros — Parte A — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 10A

018 — Romanos 14:13 — Não Julgueis Uns Aos Outros — Parte B — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 10B

019 — Tiago 4:11 — Não faleis Mal uns dos Outros — AMAI-VOS UNS AOS AOS OUTROS — Parte 11

020 — Tiago 5:9 — Não Vos Queixeis uns dos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 12

021 — Gálatas 5:14—15 — Não Vos Mordais nem Devoreis uns Aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 13

022 — Gálatas 5:25—26 — Não Provoqueis Uns aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 14

023 — Gálatas 5:25—26 — Não Invejeis Uns aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 15

024 — Colossenses 3:9—10 — Não Mintais uns aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — Parte 16

025 — Romanos 14:29 e 1 Tessalonicenses 5:11  — Edificar uns aos outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — PARTE 17

026 — Colossenses 3:16  — Instruí-vos Mutuamente — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — PARTE 18

027 — 1 Tessalonicense 5:1 e Hebreus 3:12—13  — Consolai-vos e Exortai-vos Uns aos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS — PARTE 19

028 — Romanos 15:14 e Colossenses 3:16 — Admoestai-vos ou Aconselhai-vos uns aos outros —  AMAI-VOS UNS AOS OUTROS – Parte 20 — SERMÃO 028

029 — Efésios 5:18—20 e Colossenses 3:16 — Falando entre vós com... — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS – Parte 21 — SERMÃO 029

030 — Gálatas 5:13—14 — Sede Servos Uns dos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS – Parte 22 — SERMÃO 030

031 — Gálatas 6:2 — Levai as Cargas Uns dos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS – Parte 23 — SERMÃO 031

032 — 1 Pedro 4:7—10 — Sede Mutuamente Hospitaleiros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS – Parte 24 — SERMÃO 032

033 — Efésios 4:31—32 — Sede Benignos Uns Para Com Os Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS – Parte 25 — SERMÃO 033

034 — Tiago 5:16 — Orai Uns Pelos Outros — AMAI-VOS UNS AOS OUTROS – Parte 26 — SERMÃO 034

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:

http://www.facebook.com/pages/O-Grande-Diálogo/193483684110775

Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário