sexta-feira, 13 de julho de 2012

ESTUDOS PARA CASAIS - ESTUDO 002 - DIFERENÇAS ENTRE O HOMEM E A MULHER — Parte 2





Estes estudos são parte de uma série de palestras que estamos ministrando nas reuniões de casais da nossa igreja. Os estudos anteriores podem ser encontrados nos links mais abaixo:


  • Homens e mulheres são diferentes quanto aos atos de dar e receber presentes: presentes são, geralmente, de três tipos: presentes baratos, presentes caros e presentes muito caros.
  • A mulher reage aos presentes como uma homenagem, como um tributo a ela. Quanto mais caro mais honrada ela se sente. Mas existe uma armadilha aqui: muitas vezes a mulher imagina que na cabeça do homem o presente é tão importante quanto ela mesma. Isso quase nunca é verdade. Mas torna-se verdade se o cara insiste em lembrá-la do presente ou do “sacrifício” que teve que fazer dar o tal presente.
  • Todas as mulheres, sem exceção, preferem ganhar um presente de surpresa ou serem convidadas para jantar fora também de surpresa. Se ela der a “dica” sua alegria será diminuída porque não foi algo que veio espontaneamente da parte do marido.
  • Agora se uma mulher, por razões válidas ou não, criticou, atacou, diminuiu ou desafiou o marido, pode esquecer os jantares e os presentes. Nesses casos os dois perdem. Por isso tratem de cuidar sempre bem um do outro. Homens estejam atentos e elogiem tudo o que for possível: a comida bem feita, o novo vestido ou o sapato, a casa impecavelmente arrumada, os filhos bem cuidados etc. Mulheres, procurem demonstrar apreciação pelos esforços do marido para trazer o pagamento para casa acerca do qual, ele imagina, que teve quase que morrer para conseguir! Sentimentos são importantes. Por isso procurem descobrir as necessidades emocionais um do outro e fazer todo o possível para validar esses sentimentos, quer pareçam lógicos quer não.
  • Para os homens os presentes têm um único significado: eles representam uma forma da mulher lhe dizer o quanto deseja ser cuidada por ele. Quanto mais caro o presente, maior o desejo que ela sente dos cuidados dele. A entrega do presente representa, ao mesmo tempo, uma entrega inconsciente da própria pessoa.
  • Outro ponto crucial em que somos diferentes tem a ver com a forma como encaramos as críticas:
Ø  As mulheres são mais vulneráveis em algumas áreas e menos em outras. As mulheres são vulneráveis nas áreas que são exclusivas delas: conseguir um marido, criar filhos e manter a aparência física. Lembre-se, quanto mais perto da mulher – esposo, familiares, etc. – maior a ferida causada pelas críticas.
Ø  Muitas vezes as mulheres se chocam ao perceber que seus maridos são sensíveis, de forma anormal, diante de algumas coisas. Muitas delas muito banais mesmo.
Ø  A vulnerabilidade maior do homem está relacionada com a capacidade de ganhar a vida, desempenhar bem na cama, e outras áreas relacionadas à sua imagem masculina.
II. PONTO CRÍTICO: APRENDA A RECONHECER SEUS ERROS E PEDIR PERDÃO.

  • Outra diferença é que as mulheres precisam de reafirmação muito mais do que os homens. Portanto, não economize nos elogios, nos “Eu Te Amo”, nas datas de aniversários e etc.
  • Mulheres e homens são diferentes na forma como observam as coisas. Lembre-se: nenhum dos dois ficou cego apenas porque se casou!
Ø  Homens notam, com grande facilidade, outras mulheres. Mas isso não quer dizer que eles prefiram qualquer outra mulher que não sejam as suas próprias. Eles podem olhar para outro carro, mas não significa que preferem aquele carro ao que possuem.
Ø  Mulheres também notam outros homens, mas são mais discretas e, normalmente, sentem vergonha se forem notadas. Os homens são sem-vergonha mesmo!

Ø  Aqui é sempre importante relembrar o que, inicialmente, atraiu um de vocês ao outro. Essa exclusividade não existe em nenhum outro homem ou mulher.

  • Outra diferença crucial e muito difícil de ser entendida pelos homens é a seguinte: as mulheres, quando se preparam para sair, não estão pensando em como irão se parecer para os homens que irão encontrar, e sim como irão ser notadas pelas outras mulheres. Elas se vestem, se penteiam, se maquilam e se arrumam para as outras mulheres que irão encontrar. Quando entram no ambiente, a primeira atenção delas está voltada para as outras mulheres e nunca para os homens. Quanto aos maridos, bem todo mundo já sabe no que eles estão interessados!
  • Mulheres têm uma necessidade realmente compulsiva em se compararem com outras mulheres. Se uma mulher chegar num ambiente e outra mulher estiver usando um chapéu, um vestido ou até mesmo um sapato idêntico ao seu, isso costuma ter consequências devastadoras e pode até mesmo estragar todo o passeio! O único consolo nessas horas pode ser o pensamento de que ”comprei o meu primeiro”!
  • Uma vez, quando ainda era solteiro, perguntei para a esposa de um amigo qual era o problema de duas mulheres estarem usando um mesmo vestido? Ela respondeu na lata: você nunca entenderia!
  • O homem quando entra num ambiente ele não olha para os outros homens. Também não está preocupado com o que os outros homens podem pensar dele. Sua única preocupação é olhar as mulheres e imaginar que tipo de impacto ele pode causar em alguma mulher atraente que esteja ali. Homens competem com homens e mulheres competem com mulheres. Quando uma mulher deseja competir com algum homem, ela causa um desconforto geral em todo o gênero dos machos que fazem parte do seu círculo de amizade. Quando percebem isso, os homens passam a tratar a mulher como se fosse um homem. As mulheres não entendem a falta de consideração e respeito – mas uma regra básica do machismo foi violada – e os homens tornam-se hostis por causa dessa mudança
Outras diferenças ainda não muito bem entendidas nem especificadas:

  • Mulheres vivem, em média, 7 a 9 anos mais que os homens.
  • Mulheres têm, em média, 38% menos doenças orgânicas – patológicas mesmo – do que os homens.
  • Meninos começam mais brigas, fazem mais barulho, correm mais riscos, pensam de forma mais independente e são mais difíceis de educar.
  • Mais machos são concebidos e a vasta maioria dos fetos abortados em abortos espontâneos são do sexo masculino.
  • Mais meninos morrem no primeiro ano de vida do que meninas e a estatística tende a aumentar o abismo a cada década.
  • Existem mais meninos gagos do que meninas e eles apresentam uma dificuldade maior para aprender a ler.
  • É realmente ridículo chamar o sexo masculino de: o sexo forte. De fato, eles são sexo mais frágil.
  • As meninas são mais robustas fisicamente e estão sempre um ano à frente dos meninos no desenvolvimento físico.
  • As fêmeas têm uma composição cromossômica que as protege melhor contra doenças e infecções em geral.
  • Todas essas diferenças irão influenciar os indivíduos na vida adulta e, especialmente, na vida de casados.
  • As mulheres são mais realistas quanto ao estado atual do casamento e, na grande maioria das vezes, são elas quem tomam a iniciativa para melhorar o nível do mesmo.
  • Os homens se recusam, com maior freqüência a procurar um médico.
  • Milhões de homens preferem o divórcio a procurar aconselhamento para resolver problemas no casamento.
  • A maioria dos casais são completamente neuróticos e imaturos e pensam no casamento como um “conto de fadas”. Eles têm enormes dificuldades para entenderem e aceitarem as responsabilidades da vida de casados.
  • Muitos acham que os casamentos precisam ser apenas consumados. Eles não entendem que os casamentos precisam ser trabalhados, martelados, intercedidos e sofridos.
  • Frequentemente o sonho dourado do romance dá lugar à dura realidade de fraldas sujas, canseira sem fim, dívidas e, muitas vezes, desespero. Entretanto, onde existe certa medida de maturidade, uma disposição de encarar os fatos e humildade em reconhecer que ambos podem estar errados, um bom casamento pode se tornar uma realidade.
ESTUDOS ANTERIORES SOBRE O RELACIONAMENTO A DOIS

000 – NÃO DEIXE SEU CASAMENTO NAUFRAGAR

001 – DIFERENÇAS ENTRE O HOMEM E A MULHER – PARTE 1

002 – DIFERENÇAS ENTRE O HOMEM E A MULHER – PARTE 2

003 – NECESSIDADES E PROBLEMAS DA MULHER – PARTE 1

004 – NECESSIDADES E PROBLEMAS DA MULHER – PARTE 2

005 — NECESSIDADES E PROBLEMAS DO HOMEM — Parte 1

006 — NECESSIDADES E PROBLEMAS DO HOMEM — Parte 2
007 — NECESSIDADES E PROBLEMAS DO HOMEM — Parte 3

008 — NECESSIDADES E PROBLEMAS DO HOMEM — Parte 4

009 — NECESSIDADES E PROBLEMAS DO HOMEM — Parte 5

010 — NECESSIDADES E PROBLEMAS DO HOMEM — Parte 6

011 — NECESSIDADES E PROBLEMAS DO HOMEM — Parte 7 — Final

012 — O HOMEM COM GUARDADOR E CULTIVADOR DO CASAMENTO

013 — ENTENDENDO A SUBMISSÃO DO PONTO DE VISTA BÍBLICO

014 — ENTENDENDO QUE HOMENS E MULHERES SÃO IGUAIS, MAS DIFERENTES

015 — SEGREDOS, SEGREDOS, SEGREDOS: O MAIOR DE TODOS ELES

016 — COMO OS MARIDOS MAGOAM AS ESPOSAS – PARTE 1

017 — COMO OS MARIDOS MAGOAM AS ESPOSAS – PARTE 2

018 — COMO SER A MULHER QUE DEUS DESEJA QUE VOCÊ SEJA — PARTE 1

019 — COMO SER A MULHER QUE DEUS DESEJA QUE VOCÊ SEJA — PARTE 2

020 — COMO AMAR SUA MULHER DO JEITO QUE ELA GOSTARIA DE SER AMADA — Parte 1

021 — COMO AMAR SUA MULHER DO JEITO QUE ELA GOSTARIA DE SER AMADA — Parte 2

022 — COMO AMAR SUA MULHER DO JEITO QUE ELA GOSTARIA DE SER AMADA — Parte 3

023 — CONFLITOS QUE PREJUDICAM O CASAMENTO — PARTE 001 — O CIÚME

024 — CONFLITOS QUE PREJUDICAM O CASAMENTO — PARTE 002 – AS MULHERES E O RELACIONAMENTO COM SEUS PAIS

025 — CONFLITOS QUE PREJUDICAM O CASAMENTO — PARTE 003 – ELEVANDO NOSSO GRAU DE TOLERÂNCIA

026 — CONFLITOS QUE PREJUDICAM O CASAMENTO — PARTE 004 – CUIDANDO DAS NECESSIDADES DO OUTRO PARA EVITAR O DIVÓRCIO

027 — A INCOMPATIBILIDADE NO CASAMENTO PARTE 001 — LIDANDO COM O CIÚME

028 — A INCOMPATIBILIDADE NO CASAMENTO PARTE 002

029 — A INCOMPATIBILIDADE NO CASAMENTO PARTE 003

030 — A INCOMPATIBILIDADE NO CASAMENTO PARTE 004

031 — A INCOMPATIBILIDADE NO CASAMENTO PARTE 005

032 — SEXUALIDADE HUMANA: FATORES QUE NÃO PODEMOS ESQUECER — PARTE 001

033 — SEXUALIDADE HUMANA: FATORES QUE NÃO PODEMOS ESQUECER — PARTE 002

034 — SEXUALIDADE HUMANA: FATORES QUE NÃO PODEMOS ESQUECER — PARTE 003

035 — SEXUALIDADE HUMANA: FATORES QUE NÃO PODEMOS ESQUECER — PARTE 004

036 — SEXUALIDADE HUMANA: FATORES QUE NÃO PODEMOS ESQUECER — PARTE 005 — OS MALES QUE O ADULTÉRIO TRAZ

037 — SEXUALIDADE HUMANA: FATORES QUE NÃO PODEMOS ESQUECER — PARTE 006 — A NECESSIDADE DE VERDADEIRO ARREPENDIMENTO EM CASOS DE ADULTÉRIO

038 — DIFERENÇAS FUNDAMENTAIS ENTRE AS NECESSIDADES DOS HOMENS E DAS MULHERES

039 — A IMPORTÂNCIA DA AUTOIMAGEM NO CASAMENTO — PARTE 001 — COMO VOCÊ SE VÊ?
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2016/10/estudo-040-importancia-da-autoimagem-no.html

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário