sexta-feira, 22 de junho de 2012

TIAGO 1:22- QUAL É O PROPÓSITO DA EDIFICAÇÃO NA IGREJA? COMUNICAR A VIDA VERDADEIRA - NOTAS PARA UMA IGREJA NASCENTES - Estudo 3



ATENÇÃO: Esse estudo é Parte de Uma Série Adaptada do Livro “Teologia da Educação Cristã” de Lawrence Richards publicado pela Sociedade Religiosa Edições Vida Nova e tem como propósito servir no treinamento de novos convertidos ou até mesmo de uma Igreja que esteja em seu início. No final de cada parte você irá encontrar um link para o estudo seguinte.

Relembrando:

Estudo 1 - Um Cristão é Aquele que Possui Vida Verdadeira.

Estudo 2: Propósito de Vida: O Que a Igreja Faz?

Estudo 3: Qual é o Propósito da Edificação na Igreja? Comunicação de vida.

  • VIDA é Aquilo que você é. E isso é muito diferente daquilo que você sabe. Não basta apenas saber.
  • Tiago 1:22 — Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.

A. O Exemplo de Jesus:

  • Marcos 3:14 — Então, designou doze para estarem com ele e para os enviar a pregar.
  • Lucas 6:40 — O discípulo não está acima do seu mestre; todo aquele, porém, que for bem instruído será como o seu mestre.

B. Nossa Missão.

1. Nos Tornarmos Como Cristo:

  • 2 Coríntios 3:18 - Portanto, todos nós, com o rosto descoberto, refletimos a glória que vem do Senhor. Essa glória vai ficando cada vez mais brilhante e vai nos tornando cada vez mais parecidos com o Senhor, que é o Espírito.

2. Ajudar as Pessoas a se Tornarem como Nós.

  • 1 Coríntios 11:1  Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo.

Pergunta: Sua vida vale à pena ser reproduzida?

3. Temos que Entender que Nosso Crescimento é Algo Gradual

Crescimento gradual é = exteriorizar o caráter de Cristo. Esse é o verdadeiro significado do discipulado, de acordo com...

  • Efésios 4:13—14 — “Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo, para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro.

C. Como Discípulos de Cristo Precisamos Estar Bem Treinados.

  • O verbo grego para capacitar e aperfeiçoar é: καταντίζωkatartízo. Mas esse verbo tem um significado muito amplo e inclui também os conceitos de:

Ø    Restaurar.


Ø    Por no Lugar Certo.


Ø    Colocar em Condição ideal.


Ø    Completar qualquer coisa que esteja em falta.

D. A seguir alguns exemplos bíblicos de como esse verbo é usado no Novo Testamento:

  • Reparar as deficiências: 1 Tessalonicenses 3:10 —  “Orando noite e dia, com máximo empenho, para vos ver pessoalmente e reparar as deficiências da vossa fé?”.
  • Aperfeiçoar em Todo Bem: Hebreus 13:21 — “Vos aperfeiçoe em todo o bem, para cumprirdes a sua vontade, operando em vós o que é agradável diante dele, por Jesus Cristo, a quem seja a glória para todo o sempre. Amém!”.
  • União em uma mesma disposição mental e um mesmo parecer: 1 Coríntios 1:10 — “Rogo-vos, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que faleis todos a mesma coisa e que não haja entre vós divisões; antes, sejais inteiramente unidos, na mesma disposição mental e no mesmo parecer.”.

E. O Discipulado — Lealdade e Dedicação a Jesus — é um processo.

1. A vida cristã é uma vida de progressão contínua. Não existe “mágica” e nada é automático. Por esse motivo, Jesus nos incentiva com as seguintes palavras:

  • Mateus 28:19 – “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”.

2. Precisamos compartilhar a vida verdadeira que recebemos do Senhor – ver estudo 1 dessa série. Temos que ser exemplo e compartilhar da vida dos outros em todos os aspectos:

  • Atitudes.
  • Emoções.
  • Valores.
  • Sentimento.

3. Quando falamos em exemplo estamos querendo dizer que devemos servir como ὑπόδειγμα upódeigma – modelo ou cópia do próprio Jesus, conforme lemos em:

  • João 13:15 — “Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também”.
  • No Novo Testamento a expressão ὑπόδειγμα upódeigma – modelo é usada tanto para incentivar a imitação ou agir de modo igual — no sentido positivo — quanto para advertir acerca de algo que deve ser evitado — no sentido negativo.
Ø    Hebreus 4:11 — “Esforcemo-nos, pois, por entrar naquele descanso, a fim de que ninguém caia, segundo o mesmo exemplo de desobediência”.


Ø    2 Pedro 2:6 — “E, reduzindo a cinzas as cidades de Sodoma e Gomorra, ordenou-as à ruína completa, tendo-as posto como exemplo a quantos venham a viver impiamente”.

F. Devemos ser  μιμέομαι miméomai - imitadores de Cristo:

  • Efésios 5:1—2 — “Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave.

1. Veja o exemplo de Paulo e de seus companheiros:

  • 2 Tessalonicenses 3:7—8 — “Pois vós mesmos estais cientes do modo por que vos convém imitar-nos, visto que nunca nos portamos desordenadamente entre vós, nem jamais comemos pão à custa de outrem; pelo contrário, em labor e fadiga, de noite e de dia, trabalhamos, a fim de não sermos pesados a nenhum de vós”.
  • 1 Coríntios 4:16 — “Admoesto-vos, portanto, a que sejais meus imitadores”.
  • 1 Coríntios 11:11 — “Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo”.
  • 1 Tessalonicenses 1:6—7 — “Com efeito, vos tornastes imitadores nossos e do Senhor, tendo recebido a palavra, posto que em meio de muita tribulação, com alegria do Espírito Santo, de sorte que vos tornastes o modelo para todos os crentes na Macedônia e na Acaia”.

2. Mas a imitação do comportamento não é suficiente. O verdadeiro discípulo precisa incorporar como traços da sua própria personalidade os valores da personalidade de Jesus:

  • Hebreus 6:11—12 — “Desejamos, porém, continue cada um de vós mostrando, até ao fim, a mesma diligência para a plena certeza da esperança; para que não vos torneis indolentes, mas imitadores daqueles que, pela fé e pela longanimidade, herdam as promessas”.
  • Deuteronômio 6:4—7 — “Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR. Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força. Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te.

OUTROS ESTUDOS DESSA SÉRIE PODEM SER ENCONTRADOS NOS LINKS ABAIXO:

001 — O QUE É UM CRISTÃO? =

002 — O QUE A IGREJA FAZ? =

003 — QUAL É O PROPÓSITO DA EDIFICAÇÃO NA IGREJA? =

004 — O NOVO MANDAMENTO DE JESUS =

005 — O TESTEMUNHO DOS CRISTÃOS =

006 — ENSINANDO A PESSOA TOTAL =

 007 — O DISCIPULADO COMO PROPÓSITO =

008 — ENSINANDO A PESSOA TOTAL =

009 – A COMUNHÃO DOS CRENTES EM AÇÃO

010 – UM RESULTADO ABUNDANTE

011 – PARA QUE SERVE UM PASTOR

012 – O LÍDER SERVO

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário