terça-feira, 24 de abril de 2012

JOÃO 10:10 - O QUE É UM CRISTÃO - NOTAS PARA UMA IGREJA NASCENTE - Estudo 1



Resultado de imagem para o que é um cristão


ATENÇÃO: Esse estudo é Parte de Uma Série Adaptada do Livro “Teologia da Educação Cristã” de Lawrence Richards publicado pela Sociedade Religiosa Edições Vida Nova e tem como propósito servir no treinamento de novos convertidos ou até mesmo de uma Igreja que esteja em seu início. No final de cada parte você irá encontrar um link para o estudo seguinte.

·       É alguém que crê em certas coisas?

  • É alguém que tem certos valores morais?
  • É alguém que se comporta de certas maneiras?
  • Na lenda de Teseu da mitologia grega aprendemos que entre aqueles contra quem Teseu teve de lutar encontrava-se um tirano chamado Procrustes, chamado de ”o esticador”. Esse Procrustes tinha uma cama de ferro à qual costumava atar suas vítimas. Se seus prisioneiros fossem menores que a cama ele costumava esticá-los para que ocupassem a cama por inteiro. Caso fossem mais compridos que a cama costumava cortar um pedaço para fazê-los caber na cama.
  • Da mesma maneira de Procrustes algumas denominações querem fazer as pessoas se encaixarem em suas definições ou moldes do que significa ser um cristão.

A. O Cristão é alguém que possui vida verdadeira.

1. Jesus disse: O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância — João 10:10.

2. Moisés disse: Vê que proponho, hoje, a vida e o bem, a morte e o mal; se guardares o mandamento que hoje te ordeno, que ames o SENHOR, teu Deus, andes nos seus caminhos, e guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, então, viverás e te multiplicarás, e o SENHOR, teu Deus, te abençoará na terra à qual passas para possuí-la. Porém, se o teu coração se desviar, e não quiseres dar ouvidos, e fores seduzido, e te inclinares a outros deuses, e os servires, então, hoje, te declaro que, certamente, perecerás; não permanecerás longo tempo na terra à qual vais, passando o Jordão, para a possuíres. Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, amando o SENHOR, teu Deus, dando ouvidos à sua voz e apegando-te a ele; pois disto depende a tua vida e a tua longevidade; para que habites na terra que o SENHOR, sob juramento, prometeu dar a teus pais, Abraão, Isaque e Jacó — Deuteronômio 30:15 – 20.

3. Davi disse: Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra, delícias perpetuamente — Salmos 16:11. E novamente: Pois em ti está o manancial da vida; na tua luz, vemos a luz — Salmos 36:9.

4. Paulo disse: Exorto-te, perante Deus, que preserva a vida de todas as coisas, e perante Cristo Jesus, que, diante de Pôncio Pilatos, fez a boa confissão — 1 Timóteo 6:13. E mais não existe nada que possa nos dar vida verdadeira senão Deus: É, porventura, a lei contrária às promessas de Deus? De modo nenhum! Porque, se fosse promulgada uma lei que pudesse dar vida, a justiça, na verdade, seria procedente de lei — Gálatas 3:21.

Nós carecemos desta vida de Deus porque estamos mortos em nossos delitos e pecados – ver o contraste entre a vida e a morte e nossa tremenda necessidade em Efésios 2:1—10.

B. Quem pode possuir a vida verdadeira?

1. Só possuem esta vida de Deus aqueles que crêem em Jesus. A seguir alistamos 3 versículos que registram as próprias palavras de Jesus:

  • Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida – João 5:24.
  • Em verdade, em verdade vos digo: se alguém guardar a minha palavra, não verá a morte, eternamente – João 8:51.
  • E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste – João 17:3.

2. Assim temos que o que nos diferencia como indivíduos das outras pessoas é que temos a vida de Deus em nós. Por semelhante modo o que diferencia a igreja de Deus das instituições humanas é que a igreja possui a vida de Deus.

C. O que a vida que Deus nos dá faz por nós?

1. Em primeiro lugar a nova vida que Deus nos dá nos capacita a perceber uma nova realidade – ver Hebreus 11:3.

2. Em segundo lugar nos dá a capacidade de experimentar - dar e receber - amor genuíno:1 Timóteo 1:5; Pedro 1:22—23.

3. Em terceiro lugar nos capacita a vivermos em comunhão com Deus – 1 João 1:3.

II. Implicações para a vida diária.

A. A vida que Deus nos dá nos capacita a compreender e a aprofundar no significado da vida como Deus a planejou.

B. A vida que Deus nos dá não nos faz melhores que outras pessoas no sentido de que temos mais valor ou mais dignidade.

C. Precisamos valorizar todos os seres humanos respeitando-os como pessoas com valor e dignidade por terem sido criados à imagem e semelhança de Deus.

D. A vida que Deus nos concede tem implicações individuais e coletivas – ver Efésios 5:15—16.

Outros estudos dessa série podem ser encontrados nos links abaixo:

001 — O QUE É UM CRISTÃO? =

002 — O QUE A IGREJA FAZ? =

003 — QUAL É O PROPÓSITO DA EDIFICAÇÃO NA IGREJA? =

004 — O NOVO MANDAMENTO DE JESUS =

005 — O TESTEMUNHO DOS CRISTÃOS =

006 — ENSINANDO A PESSOA TOTAL =

 007 — O DISCIPULADO COMO PROPÓSITO =

008 — ENSINANDO A PESSOA TOTAL =

009 – A COMUNHÃO DOS CRENTES EM AÇÃO

010 – UM RESULTADO ABUNDANTE

011 – PARA QUE SERVE UM PASTOR

012 – O LÍDER SERVO
http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2013/03/1-pedro-514-o-lider-servo-sermao-12.htmlQue Deus 

Abençoe a Todos

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no Facebook através do seguinte link:

Desde já agradecemos a todos.

Nota:
O material Acima foi adaptado do seguinte livro: Richards, Lawrence. Teologia da Educação Cristã. Sociedade Religiosa Edições Vida Nova, São Paulo, 1980.

Nenhum comentário:

Postar um comentário