quinta-feira, 1 de março de 2012

Ricardo Gondim Gosta de Enganar a Si Mesmo


Ricardo Gondim já foi objeto de alguns artigos desse blog. Aqueles que estiverem interessados em ler o que escrevemos acerca de suas idéias anteriormente poderão fazê-lo seguindo os seguintes links:





Mas, por incrível que pareça, o senhor Ricardo Gondim, pastor da Assembléia de Deus Betesda continua escrevendo muitas bobagens, em uma tentativa frustrada de tentar nos convencer acerca do valor dos novos ventos de doutrina que tem abraçado com tanto vigor. De repente, ele escolheu atacar os ensinamentos reformados, que não são perfeitos, mas pelo menos foram produzidos por homens sérios e honestos, como seus alvos prediletos. O problema de Gondim aqui reside em sua imaturidade espiritual, pois não consegue argumentar, de forma sólida, contra idéias bem pensadas e que subsistem por séculos, porque estão amparados na Palavra de Deus.

Já a posição de Ricardo Gondim se baseia, parcialmente, em narrativas bíblicas às quais distorce a seu bel prazer, e em outros escritos não inspirados pelo Espírito Santo, como podemos notar abaixo:

“O conceito de eleição está presente tanto nas mitologias como nas narrativas bíblicas. Narciso foi galardoado com beleza. O sacrifício de Abel foi aceito e o de Caim, rejeitado. Jacó, a despeito de sua falta de ética, ganhou a primogenitura – Esaú acabou descartado. Samuel marcou um x nas costas de Davi como o estimado de Javé. Além dos textos religiosos, a história também esteve repleta de poetas, literatos, cientistas e políticos que acreditaram na ideia de que Deus, a vida, o destino ou qualquer outra força os predestinou. Eles não se viam cotidianos, banais, ordinários. Pelo contrário, acharam que os outros mortais deviam se sujeitar aos códigos que escreveram.”

O absurdo da alucinação de Gondim pode ser visto na afirmação onde diz: “Samuel marcou um x nas costas de Davi como o estimado de Javé. Quanta estupidez e desrespeito pela Palavra de Deus.


Mas infelizmente ele não para por aí. Sua visão acerca da eleição, claramente ensinada nas Escrituras é uma verdadeira blasfêmia, no sentido, mais exato da palavra: falar mal de Deus e de suas gloriosas obras de graça. Gondim diz:


“Acreditar-se eleito é maldição – em qualquer circunstância. Os eleitos de Deus se condenam à soberba – e empáfia antecipa a queda. Os ungidos sociais não têm como evitar olhar os excluídos com pena, de cima para baixo. Os afilhados do sistema econômico acabam se alienando da simplicidade – onde a vida realmente acontece. Não há nada mais irritante do que conviver com a vaidade de quem se acha dono de uma inteligência acima da média”.

Note o leitor que Gondim evita falar da verdadeira eleição – a divina – para trabalhar uma invencionice sua que ele chama de “Acreditar-se eleito”. Mas a leitura de alguns versículos bíblicos poderiam curar sua “vaidade de quem se acha dono de uma inteligência acima da média”. Vejamos:

Quanto à Eleição divina:

Romanos 9:11 E ainda não eram os gêmeos nascidos, nem tinham praticado o bem ou o mal (para que o propósito de Deus, quanto à eleição, prevalecesse, não por obras, mas por aquele que chama).

Romanos 11:5 Assim, pois, também agora, no tempo de hoje, sobrevive um remanescente segundo a eleição da graça.

Romanos 11:7 Que diremos, pois? O que Israel busca, isso não conseguiu; mas a eleição o alcançou; e os mais foram endurecidos.

Romanos 11:28 Quanto ao evangelho, são eles inimigos por vossa causa; quanto, porém, à eleição, amados por causa dos patriarcas.

1 Ts 1:4 Reconhecendo, irmãos, amados de Deus, a vossa eleição,

2 Pedro 1:10 Por isso, irmãos, procurai, com diligência cada vez maior, confirmar a vossa vocação e 
eleição; porquanto, procedendo assim, não tropeçareis em tempo algum.

Quanto aos eleitos de Deus:

Mateus 24:24 Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, os próprios eleitos.

Marcos 13:20 Não tivesse o Senhor abreviado aqueles dias, e ninguém se salvaria; mas, por causa dos eleitos que ele escolheu, abreviou tais dias.

Marcos 13:22 Pois surgirão falsos cristos e falsos profetas, operando sinais e prodígios, para enganar, se possível, os próprios eleitos.

Romanos 8:33  Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica.

Colossenses 3:12  Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade.

2 Timóteo 2:10 Por esta razão, tudo suporto por causa dos eleitos, para que também eles obtenham a salvação que está em Cristo Jesus, com eterna glória.

Tito 1:1 Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo, para promover a fé que é dos eleitos de Deus e o pleno conhecimento da verdade segundo a piedade.

1 Pedro 1:1-2  Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos eleitos que são forasteiros da Dispersão no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia, eleitos, segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo, graça e paz vos sejam multiplicadas.

Apocalipse 17:14  Pelejarão eles contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, pois é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão também os chamados, eleitos e fiéis que se acham com ele.

Gondim finge não conhecer os versos acima, mas terá que responder a Deus pela sua pretensão e hipocrisia. Quem desejar ler o artigo dele diretamente poderá fazê-lo seguindo esse link:


Caso o leitor deseje maiores informações acerca da gloriosa doutrina bíblica da nossa eleição em Cristo, recomendamos a leitura dos nosso estudo sobre Eleição divina que pode ser acessado nos endereços abaixo:

Parte 1

Parte 2

Parte 3

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no facebook através do seguinte link:

Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário