sábado, 6 de agosto de 2011

ROB BELL E SEU DEUS PAGÂO



No post anterior nos tivemos a oportunidade de iniciar o processo de tornar o pastor Rob Bell mais familiar aos leitores brasileiros. Ver link aqui:

http://ograndedialogo.blogspot.com/2011/08/rob-bell-tao-falso-quanto-cor-dos-seus.html

Não que ele seja um completo desconhecido. Absolutamente. Ele tem livros publicados em português, bem como uma série de vídeos de curta metragem – série NOOMA – além de ter vários fãs entre alguns pastores “chapa branca”. Entre esses podemos citar dois bem conhecidos: Ricardo Gondim, pastor da Assembléia de Deus Betesda e Ed René Kivitz, pastor da Igreja Batista da Água Branca. Como podemos notar as mentiras propaladas por Rob Bell são bem aceitas em diversas denominações, especialmente entre aquelas que não possuem origem reformada.
Hoje queremos retomar o assunto Rod Bell para tratarmos, de forma específica, a maneira como ele pensa e escreve acerca do Deus verdadeiro. Novamente, vamos utilizar do material do seu último livro, “Love Wins” – O Amor Vence.

Quando lemos o material escrito por Rob Bell, a primeira coisa que notamos é que ele não apenas rejeita a idéia de um inferno que seja eterno, mas ele também rejeita o Deus da Bíblia. Em nenhum momento em seu livro Rob Bell demonstra acreditar no Deus triplamente santo, que abomina toda e qualquer prática de pecado, como descrito no livro de Isaías: Isaías 6:1—3 -

1 - No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo.

2 - Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas: com duas cobria o rosto, com duas cobria os seus pés e com duas voava.

3 - E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.

Por sua falta de fé em um Deus que é santo e que abomina o pecado, apesar de amar o pecador, Bell afirma que a pregação de um inferno de fogo que seja eterno está “equivocada, além de ser muito tóxica”. Para o pastor Bell a pregação de um inferno de fogo eterno nos oferece uma “visão barata e letal de deus”. Esse deus, não pode ser o Pai amoroso do Senhor Jesus Cristo. Ele afirma que tal tipo de deus “não pode, em nenhuma hipótese, ser um amigo verdadeiro e protetor, além de existir algo muito errado com esse deus”. “Um deus assim”, nos diz o pastor Bell, “atemoriza, traumatiza e é insuportável”. Para ilustrar melhor o que está dizendo o pastor Bell propõe a seguinte analogia: “se existisse um pai humano que agisse como esse Deus que manda seres humanos para o inferno, então esse pai deveria ser denunciado ao conselho tutelar”.

Não devemos temer em afirmar que é óbvio que o pastor Rob Bell não quer nada com o Deus verdadeiro, que se revelou através da Bíblia, mas especialmente, através de Jesus Cristo. O deus do pastor Bell está mais para uma divindade qualquer da Nova Era – bem próximo do panteísmo – do que do Deus revelado nas Escrituras Sagradas. Em várias passagens do seu livro o pastor Bell se refere a Deus apenas como uma “força, uma energia, um ser que chama todos os seres humanos nas mais diversas línguas e que usa uma variedade de métodos e eventos para tal”. É certo que esse deus não é o Pai do Senhor Jesus Cristo, pois até mesmo o cristo de Bell é muito diferente daquele que encontramos no Novo Testamento.

De acordo com o pastor Bell, seu jesus é um ser “supracultural”, que está presente em todas as culturas e que recusa, terminantemente, ser adotado por uma cultura específica. Nem todos os que chegam ao Pai, nos diz Bell, têm consciência de que estão sendo aproximados pela ação de Jesus Cristo, conforme o próprio Senhor declarou em João 14:6. O pastor Bell acredita mesmo que existe apenas uma montanha – que seria representativa de Cristo – mas existem muitos caminhos ao redor dessa montanha e muitas pessoas se aproximam de Jesus das mais diversas maneiras. Algumas vezes, as pessoas usam Seu nome, outras vezes não sabem que nome usar ou usam outro nome qualquer.

Bem, diante de tudo isso, acho que vale à pena refletirmos nas seguintes palavras do Senhor: Mateus 7:13—15 –

13 - Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela),

14 - porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela.

15 - Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores.

A verdade meus irmãos e irmãs está apenas na Bíblia e em Jesus Cristo. O que for além dessas revelações precisa ser ignorado, antes que nos vejamos como tantos, até mesmo pastores, envolvidos pela “artimanha dos homens e pela sutileza com que induzem ao erro” – Efésios 4:14.

Você poderá ler outro artigo acerca de Rob Bell nesse link:

http://ograndedialogo.blogspot.com/2011/07/o-deus-da-biblia-vai-mesmo-julgar-as.html

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis 

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário