sábado, 20 de agosto de 2011

DEUS PODE SALVAR PESSOAS QUE NÃO ACREDITAM EM JESUS CRISTO?



Cada dia mais e mais pessoas gostam da idéia de que Deus pode e, de fato, está salvando pessoas em todos os lugares no meio de todas as religiões, porque Seu amor o impele a fazer isso. Essas pessoas não entendem, todavia, uma verdade básica: se Deus pretendia salvar as pessoas sem a necessidade da fé em Cristo, então por que fazer Jesus passar por tamanha huilhação e sofrimento? A identidade de Jesus como Filho de Deus não possui nenhum significado a menos que seja revelada em um contexto que envolva a declaração de que o “o Filho do Homem” precisa sofrer – ver Marcos 8:27—31.

Talvez o exemplo mais importante dessa mentira que nega a exclusividade de Jesus sejam as palavras do próprio Billy Graham, notório pregador, que podem ser vistas aqui em um clipe favorável à salvação universal:

http://www.youtube.com/watch?v=C4KwDy3XoTQ

Mas pouco importa o que até mesmo figurinhas carimbadas como Billy Graham digam ou deixem de dizer. A verdade, como temos insistido, está apenas na Bíblia e em Jesus Cristo. Essa é a condição em que se encontram todos aqueles que não crêem em Cristo como seu Salvador pessoal e em se encontravam todos os que hoje crêem em Cristo. Note o estado terrível, do qual Deus nos resgata por seu amor através de Jesus Cristo:

1 Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados,

2 nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência;

3 entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais.

4 Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou,

5 e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, —pela graça sois salvos,

6 e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus;

7 para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus.

Note Bem:

1. Nós estávamos mortos em nossos delitos e pecados. Não mortos nessa vida, mas mortos para Deus e condenados a vivermos separados dEle por toda a eternidade – verso 1.

2. Estávamos completamente controlados e vivendo de acordo com os ditames do próprio Diabo que controla esse mundo que funciona como um rio que vai arrastando a tudos e todos – verso 2.

3. Deus nos chama de “filhos da desobediência”, dominados pelos desejos da carne– verso 3.

4. Deus nos chama de “filhos da ira” por natureza – verso 3.
Nessas condições somo caracterizados “separados de Cristo” e estranhos aos cuidados de Deus – verso 12. Ou seja, sem Cristo não tínhamos esperança alguma e estávamos completamente abandonados por Deus nesse mundo, já que nos encontrávamos muito distantes dEle e do Seu grande amor – verso 13.

A Bíblia é muito clara: não existe esperança alguma para aqueles que não exercem fé pessoal no Senhor Jesus. Mesmo antes de Paulo escrever a Epístola aos efésios, o próprio Senhor Jesus já havia estabelecido essas mesmas verdade em seu diálogo com Nicodemos: João 3:2—8.

2 Este, de noite, foi ter com Jesus e lhe disse: Rabi, sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele.

3 A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.

4 Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez?

5 Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.

6 O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito.

7 Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo.

8 O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito.
Apesar de Nicodemos ser uma pessoa piedosa e sincera ele estava completamente errado quando a questão era a salvação eterna da sua alma. Mas Jesus não permite que ele continue iludido. A sinceridade de Nicodemos iria acabar levando-o diretamente para o inferno. Como Cristo disse: era necessário que Nicodemos fosse renascido pelo Espírito Santo de Deus. Mais adiante na mesma conversa Jesus diz: Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus – João 3:18. Com essas palavras concorda plenamente João Batista ao afirmar: Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus – João 3:36.

Através de Jesus e apenas através dEle, qualquer que se aproxima com fé pode obter a salvação eterna da sua alma conforme Romanos 10:9: “Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo”.

Deus é bom e o amor com que nos ama é definido por Paulo como “o grande amor com que nos amou – ver Efésios 2:4. Nós sim somos terríveis e medonhos pecadores. Mas Jesus veio tomar nosso lugar e sofrer o que nós merecíamos sofrer. Diante disso nós temos absoluta certeza que não passam de acusações ridículas e vazias as palavras desse que acusam Deus de seu um “Deus injusto”.

O chamado de Cristo continua ativo. É nossa obrigação de: Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século – Mateus 28:19—20.

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis 

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Um comentário: