quinta-feira, 28 de abril de 2011

SÉTIMA PALAVRA DA CRUZ: PAI, NAS TUAS MÃOS ENTREGO O MEU ESPÍRITO



AS SETE PALAVRAS DA CRUZ

Texto: Lucas 23:44—46

Introdução.

• Arthur e Joyce Cavey foram missionários no Brasil através da Associação dos Batistas para o Evangelismo Mundial. Deus permitiu que nossos caminhos se cruzassem e desfrutamos até hoje de uma amizade cristã que tem abençoado nossas vidas, de forma mútua. Atualmente o casal está aposentado em Milwaukee, no estado do Wisconsin, nos Estados Unidos.

• Quando estavam noivos, os Cavey´s escolheram Filipenses 3:10 como o versículo para servir de guia para suas vidas e mandaram gravar parte do mesmo na parte interior de suas alianças.

• Filipenses 3:10 diz: “Para o conhecer, e o poder da sua ressurreição, e a comunhão dos seus sofrimentos, conformando-me com ele na sua morte”. Essas palavras refletem a verdadeira paixão que ardia no peito do apóstolo Paulo: ele desejava conformar-se a Jesus em tudo, inclusive na Sua morte!

• Eu creio que esse deva ser também nosso desejo como cristãos: VIVER E MORRER como o próprio Senhor Jesus fez.

• Eu penso que um dos motivos porque Deus permitiu que a morte de Jesus fosse narrada pelos evangelistas, com a riqueza de detalhes que encontramos na Bíblia foi exatamente esse:

QUE POSSAMOS APRENDER COM JESUS COMO MORRER

Introdução

• Nos dias em que vivemos, nós estamos vendo o verdadeiro evangelho de Jesus Cristo ser cada vez mais corrompido. Pregadores que se dizem cristãos estão promovendo cada vez mais as seguintes mentiras:

 Porque Jesus sofreu por mim, eu não preciso mais sofrer.

 Porque Jesus viveu uma vida de necessidades – ele não tinha nem uma pedra onde pudesse encostar sua cabeça – então eu posso viver uma vida próspera e confortável.

 Como Jesus não tinha onde morar, então eu posso viver em uma verdadeira mansão.

 Jesus viveu uma vida de pobreza para que eu possa viver uma vida de riqueza.

 Jesus sofreu terríveis necessidades materiais para que eu possa viver uma vida de luxo e riquezas.

• Mas tudo isso não passa das mais descaradas mentiras que podem ser proferidas, pois Jesus mesmo disse:

 Lucas 9:23 – Jesus dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me.

• Além disso, o Novo Testamento não deixa nenhuma dúvida quanto a essa verdade ensinada por Jesus:

 Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados – Romanos 8:17.

 Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos – 1 Pedro 2:21.


• Diante dessas realidades, quando olhamos para Jesus crucificado nós devemos nos lembrar, prioritariamente de duas coisas: 1) do preço que foi pago para nos conduzir à glória; 2) do exemplo que Jesus nos deixou.

• Da morte de Jesus, como expressada por suas últimas palavras - Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito! - nós devemos aprender e lembrar as seguintes verdades:

I. Quando chegar a Hora da Sua Morte Lembre-se que “Deus Reina”.

• Lucas 23:44—46 diz:

 Já era quase a hora sexta, e, escurecendo-se o sol, houve trevas sobre toda a terra até à hora nona. E rasgou-se pelo meio o véu do santuário. Então, Jesus clamou em alta voz: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito! E, dito isto, expirou.

• Aqui precisamos nos perguntar:

 Quem produziu as densas trevas que cobriram toda a terra por três horas?

 Quem fez com que o véu do templo, que separava o lugar santo do lugar santíssimo, se rasgasse em dois, de cima em baixo?

• Nada, absolutamente nada ao redor da morte de Cristo representava algum tipo de acidente, de algo ocasional, de algo fora do controle ou de mera coincidência!

• No livro de atos nos lemos que quando a Igreja de Deus orou, ela reconheceu a soberania do Senhor nas seguintes palavras: “Porque verdadeiramente se ajuntaram nesta cidade contra o teu santo Servo Jesus, ao qual ungiste, Herodes e Pôncio Pilatos, com gentios e gente de Israel, para fazerem tudo o que a tua mão e o teu propósito predeterminaram – Atos 4:27—28.

• Deus reina de modo tão soberano que mesmo a manifestação das trevas profundas de Satanás só podem ocorrer com permissão expressa do Senhor – Lucas 22:53 -

Diariamente, estando eu convosco no templo, não pusestes as mãos sobre mim. Esta, porém, é a vossa hora e o poder das trevas.

• Em Sua Soberania Deus escolheu ferir o próprio Filho para nos oferecer a salvação gratuita: Isaías 53:2—10

2 Porque foi subindo como renovo perante ele e como raiz de uma terra seca; não tinha aparência nem formosura; olhamo-lo, mas nenhuma beleza havia que nos agradasse.
3 Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer; e, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso.
4 Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido.
5 Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
6 Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos.
7 Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca; como cordeiro foi levado ao matadouro; e, como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca.
8 Por juízo opressor foi arrebatado, e de sua linhagem, quem dela cogitou? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; por causa da transgressão do meu povo, foi ele ferido.
9 Designaram-lhe a sepultura com os perversos, mas com o rico esteve na sua morte, posto que nunca fez injustiça, nem dolo algum se achou em sua boca.
10 Todavia, ao SENHOR agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando der ele a sua alma como oferta pelo pecado, verá a sua posteridade e prolongará os seus dias; e a vontade do SENHOR prosperará nas suas mãos


II. Quando chegar a Hora da Sua Morte Lembre-se que “Deus se Compadece”.

• Porque Deus é Soberano e Reina como Senhor Todo Poderoso, nós temos a tendência equivocada de pensarmos que ele é incapaz de se compadecer daqueles que sofrem.

• Qual é o significado das trevas que cobriram toda a Terra e o fato do véu ter sido rasgado no templo? Não estava Deus pintando toda a terra com a cor mais forte para expressar o que estava sentindo? E quando rasgou o véu não foi para aproximá-lo mais do seu coração de Pai ferido pela dor que Seu filho enfrentava.

• Como um pai se compadece de seus filhos, assim o SENHOR se compadece dos que o temem. Pois ele conhece a nossa estrutura e sabe que somos pó- Salmo 103:13—14.

• Salmos 116:15 - Preciosa é aos olhos do SENHOR a morte dos seus santos.

• Do mesmo modo que os cravos que pregaram o Senhor Jesus na Cruz, a terrível coroa de espinhos que usou em sua cabeça e a lança do soldado que lhe furou o lado, assim também com as agulhas que perfuram nossas veias e artérias, os tubos com que somos intubados, os drenos e as mais variadas pontes que recebemos fazem com que o Senhor se compadeça de nossa condição tão patética.

III. Quando chegar a Hora da Sua Morte Lembre-se que Você possui um Espírito Eterno que continuará a Viver por Toda a Eternidade.

• Esse é o motivo porque Jesus diz: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito! A morte não representa:

 O fim absoluto das nossas existências como querem alguns.

 Também não significa que nosso espírito fica adormecido enquanto nossos corpos apodrecem lentamente quando enterrados ou são rapidamente devorados pelas chamas de algum crematório. Estão apenas sonhando aqueles que ensinam o “sono de nossas almas” quando morremos. Desculpem pelo trocadilho.

• O Ensino Bíblico acerca dessa realidade é claro e inequívoco:

 2 Coríntios 5:6 - Temos, portanto, sempre bom ânimo, sabendo que, enquanto no corpo, estamos ausentes do Senhor.

 Filipenses 1:23 - Ora, de um e outro lado, estou constrangido, tendo o desejo de partir e estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor.

 Note que Paulo não fala em: purgatório, reencarnação, nirvana, campo das favas, etc., e outras bobagens inventadas pelo ser humano.

IV. Quando chegar a Hora da Sua Morte Lembre-se que o que te Aguarda do outro lado são os Braços Abertos do Pai para te Receber como Filho Amado.

• Jesus não disse:

 Pai, ao túmulo eu me entrego.

 Pai vou para o vazio eterno.

 Pai vou para a escuridão sem fim do universo.

 NÃO! Ele disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito!

V. Por fim, Quando chegar a Hora da Sua Morte não murmure, nem reclame nem tenha nenhum tipo de medo.

• Umas das maiores tentações que enfrentamos na hora da morte é pensarmos que Deus está nos fazendo pagar por todos os nossos pecados e por esse motivo estamos sob a ira de Deus e não podemos entregar nossos espíritos aos Seus cuidados de Pai amoroso.

• Lembre-se que Jesus estava sob a ira de Deus na Cruz, a ponto de ser abandonado pelo próprio Pai. Ainda assim Jesus não deixou de confiar em Deus entregando-lhe Seu espírito. Jesus se tornou maldito em nosso lugar, mas mesmo assim ele não abandonou a fé de que o Pai ainda o amava.

• O mesmo deve ser verdade em nossas vidas porque o propósito de Deus para nós é o AMOR.

• Como o ladrão na Cruz, o que nos aguarda após nosso último suspiro são as poderosas mãos de Deus e as delícias do paraíso em comunhão com Jesus e com milhões de outros santos.

Que Deus abençoe a todos.

Alexandros Meimaridis 

PS. Pedimos a todos os nossos leitores que puderem que “curtam” nossa página no facebook através do seguinte link:


Desde já agradecemos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário